Aqueles que se cadastram no Idap recebem os alertas específicos para a região à qual lhes interessa, já que se baseiam no CEP informado. Esses alertas chegam por meio de SMS, Telegram, TV por assinatura, Google Alertas Públicos e, mais recentemente, pelo WhatsApp.
A Defesa Civil de Barueri, ligada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), está disponibilizando um novo recurso tecnológico: a Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap). A ferramenta é utilizada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, para manter a população informada acerca de riscos causados pelas intempéries.
Barueri está entre as 180 instituições e cerca de 600 usuários, entre Estados e Municípios, cadastrados e capacitados para acessar a ferramenta e gerar informações prévias para prevenir desastres.
De acordo com o coordenador adjunto de Proteção e Defesa Civil de Barueri, Robson Dias Pereira, “a tecnologia permite à Coordenadoria enviar alertas de SMS para toda a cidade ou locais selecionados do nosso município. O Alerta chega para todos os cidadãos que se cadastrarem de forma gratuita. E em breve serão disponibilizados alertas cell broadcast – Difusão Celular, que é um método de envio de mensagens para vários usuários de telefones móveis em uma área definida ao mesmo tempo”.
“Outra vantagem desse sistema é que os smartphones de uma determinada área apitam como se fossem sirenes mesmo que estejam nos modos ‘silencioso’ ou ‘não perturbe’”, complementa Robson.
O objetivo é salvar vidas
O Idap soma-se a outros mecanismos já utilizados pela Defesa Civil para emitir alertas. É o caso das redes sociais, por exemplo. “Estas devem manter um padrão para que a população possa entender que a origem do alerta foi da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. O uso de redes sociais complementa o sistema SMS e dá à população a certeza da origem do alerta, além de diferenciar de qual órgão federativo esse alerta foi emitido (nacional, estadual ou municipal)”, explica o coordenador Robson.
A ampliação desses mecanismos tem como principal objetivo salvar vidas, conforme reforça Robson, já que permite que a população se prepare e tome as medidas necessárias para se proteger da melhor forma possível.
Como usar o serviço
Para receber os alertas da Defesa Civil, basta enviar um SMS do celular para o número 40199, que é o da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Barueri. No assunto da mensagem deve conter o CEP para o qual a pessoa deseja receber alertas. A mensagem deve ter apenas os números, sem pontos ou carácteres especiais e também sem a palavra “CEP”. Logo em seguida retorna uma mensagem confirmando o cadastramento. Para receber alertas de outras localidades é necessário enviar uma mensagem para cada CEP. O serviço é gratuito.
Para cancelar o recebimento de alertas de um determinado CEP é necessário enviar um SMS com a palavra ‘’SAIR’’ juntamente com o número do CEP.