Dr. Renato Bonin é coordenador do Projeto “Médicos do Mundo” em Osasco

Cidades Destaque

O conceituado médico pediatra/alergista de Osasco, diretor proprietário do Grupo Vaciclin, é comprometido em ações humanitárias e de solidariedade. E neste projeto Médicos do Mundo desenvolvido em Osasco, tem uma grande parceira, a médica Dra. Simone Neri

Antonio Renato Bonin estudou os dois primeiros anos do primário na cidade de Colorado, no Paraná. Com apenas 10 anos em março de 1964 chegou a Osasco, onde concluiu o primário na escola General Bittencourt e o ginásio e também o colegial no mais tradicional colégio público da cidade, o Ceneart.

Na época, seu pai era alfaiate e queria que ele trabalhasse na floricultura da família junto com sua mãe. Porém com 11 anos, Bonin começou a trabalhar numa farmácia no período da tarde, após as aulas. O conceituado médico de Osasco, Dr. Faisal Cury (in memoriam), foi a inspiração, o mentor, para o então garoto Renato Bonin desde cedo manifestar o desejo de ser médico.

Sem condições financeiras, o jovem teve que estudar muito para que pudesse concretizar o sonho, entrar numa Universidade Pública e ele conseguiu, entrou na USP, cursou medicina, fez por 2 anos especialização em Pediatria e depois mais 2 anos especialização na área de Alergias, tornando-se um pediatra e também alergologista, isto é, especialista em doenças alérgicas.

O primeiro consultório do agora médico, em Osasco, foi em 1983, na Rua Euclides da Cunha. Em 1984, Bonin prestou concurso e tornou-se médico do INAMPS, depois SUS, por 35 anos, aposentando-se em 2019.

No ano de 1985, Bonin começou a trabalhar com vacinas, nascendo aí a VACICLIN, primeiramente na Conego Afonso, 218 e atualmente na Praça Padroeira do Brasil, 49, centro de Osasco.

Na política, em 2016, ele foi candidato a vereador pelo PR, ficando na suplência da então eleita vereadora Ana Paula Rossi, que acabou assumindo uma secretaria no governo do prefeito Rogério Lins, Com isso de janeiro de 2017 a abril de 2018, Renato Bonin ocupou uma cadeira na Câmara Municipal de Osasco.

Sucesso como médico e empresário, Bonin nunca deixou de participar de ações humanitárias, de ajudar os que mais precisam.

Em 2021, como médico voluntário começou a participar de ações desenvolvidas no Pateo do Collegio, na cidade de São Paulo, ou seja, atendimento de pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social. Em janeiro de 2022 integrou-se ao Projeto Médicos do Mundo e participou de um projeto de atendimentos às populações ribeirinhas na região amazônica, por um período de 10 dias no “Barco Hospital Papa Francisco”.

Em janeiro deste ano, fez parte do projeto “Abarcar”, embarcando em Santarém no Pará e entrando no Rio Amazonas para o atendimento às comunidades ribeirinhas.

Em 2015 o projeto Médicos do Mundo teve início na cidade de São Paulo com o professor médico neurologista Mário Guimarães. Ele iniciou só, mas outros médicos e acadêmicos foram engrossando o projeto que hoje está em 30 cidades do Brasil.

Renato Bonin nunca deixou de participar de ações humanitárias

“Como iniciei como voluntário em 2021 nas ações do Pateo do Collegio, conversei sobre a necessidade de trazer o projeto para Osasco, que hoje é a terceira cidade do Estado com maior número de pessoas em situação de rua, atrás apenas de São Paulo e Guarulhos.

Sendo assim, em agosto de 2022, sob minha coordenação que acontece até hoje, realizamos a primeira ação do Projeto Médicos do Mundo em Osasco, na Praça Laurindo de Camargo, em Presidente Altino. Essa ação desde o início ocorre sempre no terceiro domingo de cada mês, das 8 às 14 horas.

A ação realizada em Osasco e desenvolvida em 15 tendas, conta com 6 a 8 médicos, com até 120 acadêmicos de medicina, integrantes dos moto-clubes Insanos e Lokas, ou seja, um total de mais ou menos 150 participantes voluntários. No dia da ação, há atendimento médico, odontológico, distribuição de remédios, exames laboratoriais, podólogo, fisioterapia, psicologia, assistência jurídica, nutrição, veterinário e também café da manhã e almoço.

Além das consultas, exames, o cidadão pode se banhar, cortar o cabelo e unhas, receber roupas e calçados e até mesmo, caso tenha, cuidados e banho de seu pet. Há que se destacar a participação fundamental dos moto-clubes, bem como da Universidade Anhanguera nas áreas de nutrição, enfermagem e odontologia.

Por ação desenvolvida, como aconteceu no último domingo, 19 de maio, em média são atendidas 120 pessoas.

A médica Dra. Simone Neri é participante ativa do Projeto Médicos do Mundo

Vale lembrar como membro atuante no Projeto Médicos do Mundo, há quase um ano, a também conceituada médica Dra. Simone Neri que vem se destacando em mais uma frente de voluntariado, tratando com carinho e muito amor a todos que ela atende nas ações mensais. Dra. Simone Neri além de participante do Médicos do Mundo é envolvida há 20 anos em outros projetos sociais.

Dr. Renato Bonin agradece a cooperação para o êxito do Projeto Médicos do Mundo, em Osasco, às secretarias municipais de Trânsito, de Saúde, Assistência Social e de Planejamento, além da retaguarda no evento do SAMU e da Guarda Civil Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *