Com o objetivo de destacar a importância do diagnóstico precoce na prevenção do câncer de próstata, a EcoOsasco aderiu à Campanha Novembro Azul. Foram personalizados parte de sua frota de caminhões coletores na cor azul para o combate ao câncer de próstata, o tipo mais comum entre os homens, depois do câncer de pele. Além dos caminhões coloridos, a iniciativa inclui palestras, ações de conscientização e distribuição de cartilha com orientações.
“O intuito dessa mobilização é conscientizar a população, especialmente, sobre os riscos do câncer de próstata, formas de prevenção e as maneiras de diagnosticar a doença. É um dever de todo gestor trazer à tona campanhas relacionadas à saúde tanto do homem quanto da mulher. Todos os bairros em que a EcoOsasco atua contam com essa ação”, ressalta Paulo Studart, Diretor de Operações da Marquise Ambiental/EcoOsasco.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, no ano passado, 16.055 homens morreram em consequência da doença, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia. São esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata até o final deste ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Para o diagnóstico precoce da doença, homens a partir de 50 anos precisam procurar um urologista para avaliação. Aqueles que integram o grupo de risco são orientados a começar os exames mais cedo, a partir dos 45 anos.