Ecopontos de Carapicuíba recolhem 88 mil toneladas de entulho nos últimos 4 anos

Capa Cidades

A Prefeitura de Carapicuíba tem trabalhado intensamente para sanar um dos principais problemas enfrentados na cidade: o descarte incorreto de entulho e materiais inutilizados. O governo municipal desenvolveu diversas atividades e programas que possuem como principal objetivo a limpeza da cidade e conscientização da população.
Entre as ações, a Prefeitura instalou seis Ecopontos em diferentes bairros, oferecendo aos munícipes locais para o descarte correto de entulho e madeiras. Com o funcionamento intensificado a partir do ano de 2017, nos últimos 4 anos os locais recolheram  88 mil toneladas de entulho e mais de 8 mil toneladas de madeira, que são encaminhados para a destinação correta.
Além dos Ecopontos, a Prefeitura também trabalha em operações diárias de limpeza urbana, cata-treco e campanhas de conscientização.
E para ajudar e colaborar na fiscalização do descarte irregular, a administração lançou o WhatsApp Denúncia. Agora, quem flagrar infratores jogando entulho em via pública, pode gravar ou tirar foto da placa do veículo e mandar junto com informações para 94126-4022.
A Lei nº 3519/18 proíbe o depósito de lixo ou entulho em calçadas, ruas, bocas de lobo, canteiros, jardins e praças públicas. Quem faz o descarte irregular pode ser multado. A penalidade varia de acordo com a quantidade de material despejado e pode chegar até R$ 9.000,00.
Ecopontos
As Regionais funcionam de segunda à sexta, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h. O horário de recebimento de materiais durante a semana é das 8h30 às 16h30.

Ecoponto Jandaia – Estrada do Gopiúva, 1557 – Pq. Jandaia
Ecoponto Santa Brígida – Rua Peruíbe, 4 – Telefone 4186-2668
Ecoponto Veloso – Avenida Jatobá, 576 – Telefone: 4167-6806
Ecoponto e Regional Cohab – Avenida Brasil, 292 – Telefone 4184-1179
Ecoponto Aldeia – Rua José Ailton de Camargo, 75 – Telefone 4184-3867
Ecoponto Ariston – Av. Comendador Dante Carraro, 333 – Telefone: 4183-6864

7 thoughts on “Ecopontos de Carapicuíba recolhem 88 mil toneladas de entulho nos últimos 4 anos

  1. fiz vários agendamentos para virem até minha rua em janeiro recolher entulhos e quando finalmente resolveram passar por aqui não recolheram nada por que disseram estar em dois e o motorista não podia descer pra ajudar o outro, enfim os entulhos ficaram na rua e o povo acabou queimando e pondo em risco os carros que ficam estacionados na rua.

  2. Muito importante, me ajuda muito, moro próximo de um desses pontos e numa pequena obra em casa acumulou tanto entulho que eu não saberia qual descarte correto deveria fazer, levamos no ecoponto e problema resolvido

  3. A princípio o ecoponto Jandaia foi uma maravilha, porém de um tempo para cá, dificilmente eles recebem os descartes, as alegações são sempre as mesmas, estão sem espaço, o caminhão que retira está quebrado, enfim, talvez seja necessário uma melhor fiscalização por parte da coordenação.

  4. Boa tarde, é muito importante esse tipo de trabalho em nossa região de Carapicuíba. Mais também deveria pensar sobre o projeto junto com a eneel de recicláveis para desconto em conta de energia elétrica mais próximo dos que residem na Vila Helena.
    Sabe-se que há no Assai em Carapicuiba e Giga atacadao. Mais observo que aqui nos predinhos da Vila Helena não há nenhum projeto desse tipo e de certo modo os locais que há instalação desse projeto fica de sobremaneira “longe e poucos conhecem esse programa. Creio que se houvesse um ponto de coleta desse mais próximo pra região dos que residem tanto na Vila Helena quanto em outros bairros do entorno haveria muitos adeptos e sem dúvida alguma o meio ambiente agradece por deixar de receber tanto descarte que na verdade tem tanta valor. Como fazer para que haja um ponto de coleta desses mais próximo dos moradores da Vila Helena?

  5. O ecoponto do Jandaia tem um problema de nunca deixar descarregar eles mandam ligar para o cara treco, e certo isso sendo que estou com os resíduos no portão e ter que levar de volta para casa.

  6. E as pessoas que não tem como levar esses matérias como: entulhos resto de móveis colchão velho etc até o eco ponto, não seria mais viável um caminhão cara bagulho passar uma vez por mês pelos bairros de Carapicuíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *