O último deputado federal por Osasco foi Valmir Prascidelli (PT) até 1º de fevereiro de 2019. E agora o representante de Osasco no Congresso Nacional será Ribamar Silva (PSD)
O osasquense, ex-presidente da Câmara Municipal de Osasco e atual vereador, Ribamar Silva (PSD) foi candidato a deputado federal em 2022 e atualmente é o primeiro suplente do partido. No primeiro turno das eleições municipais deste ano, Ribamar tinha duas chances de ser efetivado como titular na Câmara Federal. Dependia da eleição de pelo menos um dos atuais deputados do PSD e candidatos a prefeito em suas cidades, Saulo Pedroso em Atibaia e Ricardo Silva em Ribeirão Preto.
No primeiro turno, favorito em Atibaia o deputado federal e ex-prefeito de cidade Saulo Pedroso foi derrotado por Daniel Martini (PL). Com isso, a esperança de Ribamar Silva de tornar-se deputado federal foi depositada no deputado Ricardo Silva, candidato a prefeito de Ribeirão Preto. No primeiro turno Ricardo bateu na trave, por muito pouco não foi eleito. Ele recebeu 128.466 votos correspondente a 48,44% dos votos válidos e o segundo colocado Marco Aurélio (Novo) teve 66.136 votos o que significou 24.94%.
Ambos foram para a disputa do segundo turno e neste domingo, 27, após a contagem final dos votos, Ricardo Silva foi confirmado como o prefeito eleito de Ribeiro Preto para o mandato que se inicia em 1ºde janeiro 2025 e, com isso, o osasquense Ribamar Silva, será deputado federal a partir de janeiro próximo, a não ser que o prefeito eleito Ricardo Silva abra mão de seu restante de mandato com Ribamar Silva assumindo ainda neste ano a sua cadeira no legislativo federal em Brasília.
Na votação deste domingo, em Ribeirão Preto, a disputa foi acirrada com Ricardo Silva (PSD) recebendo 131.421 votos (50,13%) e Marco Aurelio (NOVO) um total de 130.734 votos (49,87%), numa diferença apertada de apenas 687 votos.
Ufa! Ribamar comemorou!
Ribamar que está se revelando como um político de sucesso também é um grande articulador e no primeiro turno, com o seu apoio, comemorou a eleição de sua esposa Elânia Silva a vereadora de Osasco e sendo a mais votada entre todos os eleitos.