Enel emite nota após vereadores de Osasco reclamarem dos serviços da empresa

Cidades Destaque

O Jornal Correio Paulista foi procurado pela Assessoria de imprensa da Enel São Paulo após a veiculação de uma matéria na qual os vereadores da cidade de Osasco reclamaram dos serviços prestados pela empresa e pela quantidade de fios soltos nas vias da cidade. A matéria pode ser lida aqui.

Leia a nota na íntegra da Enel Distribuição São Paulo.

A Enel Distribuição São Paulo esclarece que o compartilhamento dos postes é o uso de uma mesma infraestrutura simultaneamente para a rede de distribuição aérea de energia e para as redes de telecomunicações. A gestão, nesse caso, é feita pela empresa titular do poste e o serviço se dá por meio de um contrato de aluguel. De acordo com as Resoluções conjuntas da Aneel/Anatel 001/1999 e 004/2014, que trata do compartilhamento de postes, as empresas que utilizam a estrutura devem seguir o plano de ocupação e as normas técnicas da distribuidora local. 

Para o controle desse cenário, a Enel SP realiza inspeções e identifica empresas que não estejam cumprindo as normas. Todas as companhias de telecomunicações são informadas sobre as normas técnicas para uso e compartilhamento dos postes e previamente notificadas sobre as iniciativas de regularização da concessionária.

A Enel São Paulo contabiliza que no total, cerca de 300 empresas de telecomunicações possuem contrato regular e vigente com a distribuidora e o valor arrecadado é utilizado na modicidade tarifária, suavizando reajustes tarifários para os consumidores e na operação de retirada de fios irregulares.

Além da utilização irregular de fios há também a questão dos fios clandestinos, sem contrato ou autorização da Enel, que sobrecarregam e prejudicam a qualidade do fornecimento de energia e comprometem a segurança dos clientes. Além da poluição visual, o emaranhado de fios pode causar curtos-circuitos e acidentes.

Para combater essa prática, a distribuidora já retirou 10 toneladas de fios irregulares de companhias de telecomunicações em postes nos 24 municípios de sua área de concessão na Região Metropolitana de São Paulo em 2022. A companhia regularmente promove ações para inspecionar a estrutura da fiação dos postes e executar a retirada de cabos e equipamentos que se encontrem irregulares. Já foram inspecionados neste ano, com o apoio das prefeituras locais, mais de 554 mil postes e foram encontradas cerca de mais de 340 mil irregularidades, que geraram mais de 500 notificações para 360 empresas que fazem uso indevido de postes da Enel na Grande São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *