Escola Estadual de Osasco cria assistente virtual para atender estudantes, responsáveis e equipe escolar

Cidades Destaque

O início das aulas em 2021 foi de muito trabalho, em meio à pandemia, para todas as escolas. As professoras Carolina Gomes Machado, Claudia do Carmo dos Santos e Cristiane Ferreira Gomes, que assumiram o primeiro ano como professoras do Projeto de Apoio a Tecnologia e Inovação (Proatec) na Escola Estadual São Paulo da Cruz, de Osasco, sentiram que não estavam conseguindo dar continuidade às atividades, devido à quantidade de atendimento à comunidade escolar. 

“Percebemos que estávamos respondendo sempre às mesmas dúvidas e demandas como acesso à Secretaria Escolar Digital, número de registro de aluno, resetar a senha, acesso ao Google Classroom e tarefas CMSP (Centro de Mídias SP)”, conta Carolina Machado. 

“A primeira ideia que tivemos foi fazer um FAQ reunindo os assuntos principais e logo chegamos à conclusão de que as pessoas não iam ler, ficava muito extenso”, lembra Claudia dos Santos. “Então pensamos em desenvolver um assistente bem simplificado para que as pessoas não precisassem ler muita coisa e que fosse bem direto”, completa. 

O assistente virtual ganhou o nome de Paula, funciona por caixa de seleção e pode ser acessado pelo QR Code. “Embora não tenha inteligência artificial, e com isso não aprende com as interações, a Paula tem potencial expansivo e pode auxiliar a secretaria da escola a responder algumas dúvidas pontuais que surjam em outros setores da escola”, explica Carolina Machado. 

Um fator decisivo para que a Paula entrasse no dia a dia da comunidade escolar foi apresentar seu funcionamento presencialmente. “Aproveitamos a reunião de responsáveis para mostrar sua funcionalidade e nas salas de aula para os alunos, além de divulgar nos boletins”, conta Cristiane Gomes. 

As professoras já estão pensando em outras aplicações para o programa. “Podemos utilizar a plataforma para atividades pedagógicas, como criar jogos e aulas diferenciadas”, intenciona Cristiane Gomes. “Inclusive podemos trazer os alunos para trabalhar juntos, pois a programação é simples”, complementa Claudia dos Santos. 

Além da comunidade escolar da EE São Paulo da Cruz, com mais 1.600 pessoas, entre estudantes, responsáveis, professores e equipe escolar, a Paula também pode ser útil a todos da rede estadual, pois aborda assuntos relacionados à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). 

Para acessar a Paula, use o QR Code ou no link: https://t.ly/3Ph3   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.