Após dois anos da pandemia da COVID19, o ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, o Metrô de São Paulo, e a ViaQuatro mais a Via Mobilidade voltam com uma programação especial para esse Setembro Dourado, mês de conscientização do câncer infantojuvenil.
Algumas estações terão um espaço para o corte de cabelo gratuito. Os fios serão transformados em perucas, um símbolo de esperança e um importante fator de autoestima para os pacientes do ITACI. A ação conta com o apoio da ONG Rapunzel Solidária e de voluntários, entre eles, da Criarte, e acontecerá seguindo os protocolos de segurança.
Nessa mesma área, a agência Umbigo do Mundo criou um espaço instagramável, composto por um banner com frases de conscientização e o personagem Nino (mascote do ITACI) – aliás, ele também estará presencialmente no local. Quem quiser pode gravar uma mensagem de incentivo e apoio para os pacientes do hospital, postar em suas redes e marcar @instituto_itaci. Este material será reunido e compartilhado com as crianças e jovens em tratamento.
Urnas para coletas de cabelo estarão espalhadas pelas estações/linhas participantes da iniciativa e contam com informações sobre a importância do diagnóstico precoce, além de um QR Code, que direciona para um site com mais dados sobre a doença e traz dicas para quem cortar o cabelo e doar posteriormente.
Haverá ainda a distribuição de fitinhas coloridas e personalizadas, e os materiais de comunicação convidando a população para entender mais sobre os primeiros sinais da doença estarão disponíveis em folhetos e em equipamentos de sinalização (painéis) nas linhas.
“Após anos consecutivos de ações presenciais no Setembro Dourado, passamos 2020 e 2021 com ativações virtuais. Agora é hora de retomar o contato com a população e fazer a conscientização sobre o diagnóstico precoce de forma humanizada, olho no olho. Isso faz muita diferença”, diz Douglas Boscato, gerente da Fundação Criança, mantenedora do ITACI, que reforça a importância da doação de cabelo: “Faz bem para quem doa, e um bem imenso para a autoestima dos pacientes em tratamento.”
Confira a programação do Metrô de São Paulo
26/9 – Estação Palmeiras – Barra Funda
Horário: das 10h às 12h30 e das 13h30 às 16h
Confira a programação da ViaQuatro e Via Mobilidade:
27/9 – Com. Sampaio, Linha 8
Horário: das 10h às 12h30 e das 13h30 às 16h
A importância do diagnóstico precoce
Há seis anos, o ITACI participa do movimento Setembro Dourado, idealizado pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), já que a doença representa uma importante causa de morte em crianças e adolescentes em todo o mundo.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), no último ano o câncer foi a principal causa de falecimentos de pessoas com 19 anos ou menos na América Latina e no Caribe. No Brasil é a primeira causa de morte (7% do total) entre pré-escolares e adolescentes, principalmente em situações de estádio avançado, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o que reforça a necessidade e o valor do diagnóstico precoce.
Para o ano de 2022, a estimativa do INCA é de 4.310 novos casos para o sexo masculino e de 4.150 para o feminino.
“Os números são alarmantes. O atraso no diagnóstico e no tratamento podem ser caracterizados como tempo de demora, representando um intervalo que se acredita influenciar na sobrevida e no resultado geral”, explica Vicente Odone Filho, oncopediatra e diretor clínico do ITACI, que afirma. “85% das crianças e adolescentes acometidos pela doença podem ser curados, desde que sejam diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. Não tenha medo de buscar ajuda.”
Sobre o ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil.
Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o Instituto ITACI é um hospital público que iniciou suas atividades em 2002 e oferece tratamento a crianças e adolescentes, portadores de câncer e outras doenças hematológicas ou raras, de 0 a 18 anos. Referência na área de oncologia pediátrica no Brasil, realizou em seu ambulatório, em 2021, mais de 29 mil consultas médicas, cerca de 4 mil sessões de quimioterapia e 51 transplantes, entre eles, autólogo, alogênico aparentado e alogênico não aparentado.
Beleza, Maravilha seu conteudo, tem um programa chamado Programa Classificados Grátis com ele tenho certeza que você vai conseguir ter mais visitas e fazer mais vendas, esse programa é um agregador de sites classificados e tem uma lista com mais de 350 sites onde vc pode anunciar grátis, o programa automatiza essa tarefa, realmente é muito bom, da uma pesquisada no Google e você vai ver que pode ser muito bom pra você, abraços ate mais…
Será feito o corte no local Metro Barra funda? Ou vai só ter uma urna na estação?