Estação Comandante Sampaio terá corte de cabelo gratuito para confecção de perucas

Capa Cidades

Após dois anos da pandemia da COVID19, o ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, o Metrô de São Paulo, e a ViaQuatro mais a Via Mobilidade voltam com uma programação especial para esse Setembro Dourado, mês de conscientização do câncer infantojuvenil. 

Algumas estações terão um espaço para o corte de cabelo gratuito. Os fios serão transformados em perucas, um símbolo de esperança e um importante fator de autoestima para os pacientes do ITACI. A ação conta com o apoio da ONG Rapunzel Solidária e de voluntários, entre eles, da Criarte, e acontecerá seguindo os protocolos de segurança. 

Nessa mesma área, a agência Umbigo do Mundo criou um espaço instagramável, composto por um banner com frases de conscientização e o personagem Nino (mascote do ITACI) – aliás, ele também estará presencialmente no local. Quem quiser pode gravar uma mensagem de incentivo e apoio para os pacientes do hospital, postar em suas redes e marcar @instituto_itaci. Este material será reunido e compartilhado com as crianças e jovens em tratamento.

Urnas para coletas de cabelo estarão espalhadas pelas estações/linhas  participantes da iniciativa e contam com informações sobre a importância do diagnóstico precoce, além de um QR Code, que direciona para um site com mais dados sobre a doença e traz dicas para quem cortar o cabelo e doar posteriormente. 

Haverá ainda a distribuição de fitinhas coloridas e personalizadas, e os materiais de comunicação convidando a população para entender mais sobre os primeiros sinais da doença estarão disponíveis em folhetos e em equipamentos de sinalização (painéis) nas linhas.    

“Após anos consecutivos de ações presenciais no Setembro Dourado, passamos 2020 e 2021 com ativações virtuais. Agora é hora de retomar o contato com a população e fazer a conscientização sobre o diagnóstico precoce de forma humanizada, olho no olho. Isso faz muita diferença”, diz Douglas Boscato, gerente da Fundação Criança, mantenedora do ITACI, que reforça a importância da doação de cabelo: “Faz bem para quem doa, e um bem imenso para a autoestima dos pacientes em tratamento.”

Confira a programação do Metrô de São Paulo

26/9 – Estação Palmeiras – Barra Funda  

Horário: das 10h às 12h30 e das 13h30 às 16h

Confira a programação da ViaQuatro e Via Mobilidade:

27/9 – Com. Sampaio, Linha 8

Horário: das 10h às 12h30 e das 13h30 às 16h

A importância do diagnóstico precoce 

Há seis anos, o ITACI participa do movimento Setembro Dourado, idealizado pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), já que a doença representa uma importante causa de morte em crianças e adolescentes em todo o mundo.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), no último ano o câncer foi a principal causa de falecimentos de pessoas com 19 anos ou menos na América Latina e no Caribe. No Brasil é a primeira causa de morte (7% do total) entre pré-escolares e adolescentes, principalmente em situações de estádio avançado, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o que reforça a necessidade e o valor do diagnóstico precoce.

Para o ano de 2022, a estimativa do INCA é de 4.310 novos casos para o sexo masculino e de 4.150 para o feminino.

“Os números são alarmantes. O atraso no diagnóstico e no tratamento podem ser caracterizados como tempo de demora, representando um intervalo que se acredita influenciar na sobrevida e no resultado geral”, explica Vicente Odone Filho, oncopediatra e diretor clínico do ITACI, que afirma. “85% das crianças e adolescentes acometidos pela doença podem ser curados, desde que sejam diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. Não tenha medo de buscar ajuda.”

Sobre o ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil. 

Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o Instituto ITACI é um hospital público que iniciou suas atividades em 2002 e oferece tratamento a crianças e adolescentes, portadores de câncer e outras doenças hematológicas ou raras, de 0 a 18 anos. Referência na área de oncologia pediátrica no Brasil, realizou em seu ambulatório, em 2021, mais de 29 mil consultas médicas, cerca de 4 mil sessões de quimioterapia e 51 transplantes, entre eles, autólogo, alogênico aparentado e alogênico não aparentado.

2 thoughts on “Estação Comandante Sampaio terá corte de cabelo gratuito para confecção de perucas

  1. Beleza, Maravilha seu conteudo, tem um programa chamado Programa Classificados Grátis com ele tenho certeza que você vai conseguir ter mais visitas e fazer mais vendas, esse programa é um agregador de sites classificados e tem uma lista com mais de 350 sites onde vc pode anunciar grátis, o programa automatiza essa tarefa, realmente é muito bom, da uma pesquisada no Google e você vai ver que pode ser muito bom pra você, abraços ate mais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *