A ViaMobilidade está realizando obras de melhorias em sete estações das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. As intervenções serão realizadas em cinco estações da Linha 8-Diamante (Lapa, Imperatriz Leopoldina, Comandante Sampaio, Santa Terezinha e Sagrado Coração) e em duas estações da Linha 9-Esmeralda (Grajaú e Santo Amaro).
Entre as melhorias estão a instalação de escadas rolantes, elevadores, piso tátil para deficientes visuais e piso antiderrapante em regiões estratégicas das estações. “Com o início da concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, a ViaMobilidade assumiu o compromisso de trazer melhorias para os passageiros.
Neste contexto, a realização destas obras traz acessibilidade a estações que nunca tiveram elevadores, escadas rolantes e piso tátil, além de modernizar estruturas já existentes”, afirma Adriana Martins, diretora de Engenharia da CCR Mobilidade.
Confira as principais melhorias, por estação:
Estação Lapa
Na Estação Lapa, a principal novidade é a construção de uma passarela para a transposição das vias, visando facilitar o acesso dos passageiros ao embarcar e desembarcar. As plataformas também terão complementação de altura e largura para diminuir o vão até o trem. Além disso, serão instalados dois novos elevadores e um novo bloqueio acessível, com sinalização tátil direcional. Nas escadas fixas de acesso à plataforma, além de novos corrimãos, será implantado também um conjunto de canaletas para condução de bicicletas e, ao lado, um conjunto de paraciclos. A rampa será reconstruída. Também será construído um sanitário público acessível, além de novos vestiários com acessibilidade. A estação terá uma nova SSO (Sala de Supervisão Operacional) e novas salas técnicas. O acesso à estação também será requalificado, com acessibilidade em todo o percurso, desde a entrada da estação até o Terminal Lapa e a Rua Guaicurus.
Estação Imperatriz Leopoldina
A estação terá três novos elevadores, um bloqueio para pessoas com deficiência, uma nova bilheteria e um bicicletário. A passarela existente de acesso da estação receberá uma cobertura metálica e iluminação nova. Todas as escadas fixas, tanto existentes quanto as que serão construídas, terão corrimãos e canaletas para condução de bicicletas. Está prevista ainda a execução de sinalização tátil em toda a estação. Os sanitários públicos e vestiários para os colaboradores serão revitalizados e a estação terá um banheiro feminino e um masculino para pessoas com deficiência. Já a plataforma terá complementação de altura e largura, para reduzir o vão até o trem e facilitar o embarque e desembarque dos passageiros. Serão construídas novas salas operacionais.
Estação Comandante Sampaio
A estação terá três elevadores e, para organizar o fluxo e proporcionar maior conforto aos passageiros, serão implantadas seis escadas rolantes. Corrimãos centrais e laterais deverão ser instalados na escadaria existente. Na linha de bloqueios, será instalada sinalização tátil direcional. Já nas escadas fixas, será implantado um conjunto de canaletas para condução de bicicletas. Os vestiários para uso de colaboradores e os sanitários públicos serão revitalizados. A estação terá dois sanitários para pessoas com deficiência, sendo um masculino e um feminino. Também passam por revitalização os pisos, forros, estruturas de concreto e cobertura. As obras incluem ainda a implantação de novas salas operacionais. Além disso, o acesso para pedestres e a entrada de veículos pela Avenida dos Autonomistas serão requalificados, assim como o acesso pela Rua Adolfo Marchiolli. Nesta estação, a plataforma também terá complementação de altura e largura, para reduzir o vão até o trem e facilitar o embarque e desembarque dos passageiros.
Estação Santa Terezinha
O Acesso Sul da Estação Santa Terezinha passará por requalificação, contemplando a integração com os pontos de ônibus na Avenida Deputado Emílio Carlos. A passarela do acesso ao saguão de bilheteria terá uma nova cobertura em todo o trecho. O local também receberá iluminação e itens de acessibilidade, como piso tátil direcional e bloqueio para pessoas com deficiência. A estação já possui elevador. Serão construídos quatro sanitários públicos no mezanino da estação. As obras também incluem uma nova edificação, anexa à existente, com copa, sanitários, vestiários e uma nova sala técnica. As duas bordas de plataforma receberão uma complementação para diminuir o vão até o trem. Também será feito o alteamento de todo o piso da plataforma, para que não haja desnível para cima ou para baixo.
Estação Sagrado Coração
A estação terá dois elevadores e sanitários para pessoas com deficiência. A escada de acesso à bilheteria terá nova cobertura e iluminação. Também será feita a cobertura sobre o trecho da plataforma e escada de acesso que ainda não contam com esta estrutura. As salas operacionais serão requalificadas e as salas técnicas, reconstruídas. Nas escadas fixas de acesso à plataforma, será feita a adequação do corrimão conforme normas de acessibilidade. Está prevista a construção de um conjunto de sanitários públicos acessíveis, sendo um masculino e outro feminino, além de uma copa. A estação também terá uma cobertura entre o prédio existente e a entrada dos novos sanitários. Na plataforma, será instalada uma complementação para reduzir o vão até o trem. Além disso, será feito o alteamento de todo o piso da plataforma para evitar o desnível.
Estação Grajaú
A Estação Grajaú terá piso tátil, acessibilidade no entorno e corrimãos acessíveis nas escadarias. O elevador de acesso à estação, localizado na Rua Giovanni Bononcini, será colocado em operação. A estrutura da estação também passará por pintura e limpeza, enquanto os vestiários e sanitários receberão reforma geral.
Estação Santo Amaro
A estação Santo Amaro também terá piso tátil instalado e revitalizado. Nas duas escadas fixas de uso público devem ser instalados corrimãos laterais. Também serão feitas adequações para tornar o piso mais acessível. A estação também receberá limpeza técnica geral e pintura. A cobertura também será revitalizada e a estação receberá nova iluminação. O local já possui elevador.