Feliz Ano Novo

Alexandre Frassini Colunistas

Pois é chegou 2024 e eu estou a uma semana pensando no que escrever na minha primeira coluna, desse nostalgico jornal. Pensei em escrever sobre Arroz, Lei Paulo Gustavo, Casa do Norte, Shopping, Receitas, Restaurantes e tudo mais. Ai pensei caramba porque não começar o ano de forma divertida? Osasco e toda região ja passa por tanta coisa estranha durante o ano. E nesse ano ainda tem a tensão da eleição municipal. Então pedi autorização para escrever sobre coisas aleatórias do nosso cotidiano. Peço a gentileza, a você caro leitor, de não se ofender caso não goste de alguma coisa que ler abaixo. Mas se caso eu tirar um sorriso do seu rosto deixe um comentario aqui. 

Lembrando que nem tudo aqui é verdade, porém nem tudo é mentira viu!

Osascupira, uma história meio de Osasco meio de Sucupira

A 114 anos atrás o primeiro Pombo levantou voo em Osasco. Saiu de onde é o Museu até o Largo de Osasco. Um Francês que vendia pãozinho na rua viu a cena e resolveu voar também. O Pombo não gostou muito da concorrencia e chamou Pombos de toda São Paulo para dominar o espaço aéreo da cidade. Apesar do sucesso da ação ocupacional que dura até hoje, foi o Frances que ficou famoso. Daí surgiu o velho ditado.

A Pomba come milho e o Francês que leva Fama

Pombas!!

Osasco era um bairro de São Paulo. Com muita luta se emancipou. Porém um habito insiste em nos remeter àquela época e não tem quem cure. Por exemplo, se vc mora em Itaquera fala que vai pra Osasco, se vc mora na Lapa fala que vai para Osasco, se vc mora no Grajaú fala que vai para Osasco. E aqui tbm é assim… quem mora no Conceição fala que vai pra Osasco, quem mora em Quitauna fala que vai pra Osasco, quem mora no Mutinga fala que vai pra Osasco, quem mora no Rochdale fala que vai pra Osasco e acho que até que mora no Largo de Osasco fala que vai pra Osasco… todo dia todo mundo que mora em qualquer lugar de Osasco faz questão de sempre ir pra Osasco. 

Osasco é uma cidade rica. Graças ao seu PIB, um dos maiores do Brasil. Essa grana vem dos impostos de grandes empresas que se instalaram aqui, expansão imobiliária, investimentos urbano, crescimento populacional e aos royaltes de direito de imagem do Cidade Alerta e do Brasil Urgente.

O famoso Cachorro Quente de Osasco ganhou fama graças uma vendedora antiga. Dona Ayrosa uma senhora batalhadora que vendia Cachorro Quente no centro e levava seus 5 filhos para trabalhar todos os dias. Para os filhos não enjoarem de comer o lanche simples que vendia só com pão e salsicha, ela sempre levava o que sobrou da janta do dia anterior para colocar no meio do pão. Um dia ela levou pure, ervilha, bacon, batata palha, tomate, milho verde, cenoura, vagem e colocou tudo no pão. Jovens vindo da Praça Led passaram pelo carrinho e viram o lanche da Dona Ayrosa… ai deu no que deu…

Pra viver em Osasco vc tem que ser ligeiro. Aqui é cheio de pegadinhas. Até pra ir em enterro você tem que ficar esperto senão chora no caixão de outro. Pode perguntar para qualquer morador da cidade se isso já não aconteceu. O motivo?? Simples

O Cemitério Bela Vista fica perto da Av. Santo Antonio, ao lado da Igreja Matriz Santo Antonio.

E o Cemitério Santo Antonio fica no Bairro do Santo Antonio, um bairro alto de onde se tem uma Bela Vista da Cidade.

Todos os ônibus da cidade vão para a Vila Yara. Um dos poucos onibus que foge é essa regra aqui em Osasco é o Veloso. Uma espécie de Circular. Mas a história que ninguém conta é que seu Pestana, o tiozinho que pintava o letreiro do busão décadas a trás, não se conformava com isso e só de raiva fez uma sacanagem que perdura até hoje. 

O Veloso 028 via Analice vai pelo Padroeira e o Veloso 007 via Padroeira vai pela Analice. 

Curtinhas

Tinha um Bar do Palmeiras na Avenida Sport Clube Corinthians.

Conselho Médico da Avenida Internacional: “Quem acelera no Salgado chega antes no Céu”

Quase todas as estatuas da cidade falta um pedaço. Tem uma sem braço, outra sem perna, outra sem cabeça e tem a do Cavalo… tadinho!

Tem tanta Loja de Chinês na principal via de um bairro de Osasco que ja estão mudando o nome para Avenida Jon di Andlade.

A Vida da voltas, mas você ja pegou onibus Metalurgicos 018?

É isso ai galera, espero que tenham gostado, desculpa alguma coisa e tomara que tenha tirado um sorriso de vocês. Que seu ano seja maravilhoso e cheio de alegrias. Eu vou continuar aqui no Largo de Osasco dando milho ao Pombo e em breve volto a escrever sobre coisas sérias. Ou nem tanto né?

abraços 

até a próxima gente!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *