Hospital de Barueri realiza palestras gratuitas sobre a importância da consulta com o urologista e detecção precoce de câncer

Capa Cidades

No mês de combate ao câncer de próstata, popularmente conhecimento como Novembro Azul, o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran, unidade da Prefeitura de Barueri gerenciada em parceria com a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, promoverá uma série de palestras sobre promoção e prevenção à saúde integral do homem. Nesta terça-feira (12/11), a abertura será com o tema “Urologista: uma consulta necessária ao homem”, na sequência, em 22/11, o assunto será a “Saúde do homem” e para finalizar o período, em 29/11, a proposta é “Prevenção e combate ao câncer de próstata”.

O objetivo da programação é disponibilizar profissionais especializados para conversar de forma acessível e confiável com pacientes, acompanhantes e colaboradores sobre a saúde do homem. “É de fundamental relevância a promoção de palestras para a difusão de informações e quebra de paradigmas quanto ao urologista e as doenças do homem. Inclusive, porque o homem, em geral, é resistente em procurar ajuda médica. Então, a família precisa participar das orientações para oferecer incentivo e o apoio”, explica Jair Pedralli Junior, coordenador de urologia do HMB.

Com base nos dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), um homem morre em decorrência do câncer de próstata a cada 34 minutos, ou seja, são 42 mortes por dia. Essa doença é a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil, por isso, a recomendação é que, após avaliação de risco pelo urologista, os homens realizem exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e de toque retal a partir dos 50 anos, já em casos de obesidade mórbida, parentes de primeiro grau com esse tipo de câncer e/ou de raça negra, a indicação é começar aos 45 anos.

A próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga, tem como principal função produzir uma secreção para nutrição e transporte dos espermatozóides. O câncer de próstata costuma ter seu desenvolvimento de modo silencioso, o que justifica a necessidade de rastreamento por meio do toque retal, capaz de detectar características como endurecimento e nódulos, que podem estar relacionados ao câncer. Apesar de ainda existir muita resistência, vale ressaltar que, de acordo com a SBU, esse exame é imprescindível na detecção precoce da doença. “A única forma de acabar com o preconceito é com acesso à informação sobre o exame e sobre sua importância. E o médico também precisa ouvir o paciente para tirar todas as suas dúvidas e entender seus medos e crenças”, comenta o urologista.

Além da programação de palestras abertas à população, o HMB também oferecerá cerca de 100 exames de PSA, avaliação sanguínea da proteína produzida pelo tecido prostático, durante o mês de novembro. O exame, com oferta de cinco coletas por dia, poderá ser agendado diretamente na recepção do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), no piso térreo da unidade, mediante apresentação de documento de identificação e cartão do SUS.

Confira a programação completa:
12/11 – 15h

  Dr. Gustavo Henrique da Costa Carneiro

  Urologista: uma consulta necessária ao homem

  Local:  Espaço de Eventos

  22/11 – 15h

  Fisio. Daniela Bueno Thurck

  Tema: Saúde do homem.

  Local:  Espaço de Eventos

  29/11 – 15h

  Dr. Jair Junior

  Tema: Prevenção e combate ao câncer de próstata

  Local:  Espaço de Eventos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *