IPEM encontra irregularidades em postos de combustíveis em Osasco, Barueri e Carapicuíba

No combate às irregularidades em postos de combustíveis, com a finalidade de proteger o cidadão e aqueles que comerciam dentro das regras, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, realizou mais uma etapa da Operação Olhos de Lince, no período de 1º a 16 de junho e 18 a 25 de junho, na capital e nas cidades de Americana, Barueri, Carapicuíba, Diadema,  Mogi das Cruzes, Osasco, Paulínia, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Foram verificadas 592 bombas de combustíveis e encontrados erros em 136 (23%), sendo emitidos 133 autos de infração. O maior erro contra o consumidor foi a falta de – 2500ml a cada 20 litros abastecidos. As demais irregularidades encontradas foram dispenser com erros acima dos admissíveis, plano de selagem violado, estabelecimento autuado por não apresentar ordem de serviço, mangueira danificadas, entre outros.

Confira a tabela com as irregularidades do período de 1º a 16 de junho. Acesse https://tinyurl.com/y7lpgk6y

Confira a tabela com as irregularidades do período de 18 a 25 de junho. Acesse https://tinyurl.com/yc7ytwfx

O posto com irregularidade terá dez dias para apresentar defesa junto ao instituto. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

O objetivo das fiscalizações do Ipem-SP é realizar a identificação de fraudes em bombas de combustíveis, referente a quantidade (volumetria), contra o consumidor praticadas por postos de combustíveis.

Quando são encontradas bombas de combustíveis com indícios de fraude, após apreensão e interdição das mesmas, os fiscais identificam qual é a permissionária que presta serviço naquele estabelecimento,  e então, é feito um levantamento nas atividades realizadas por esta permissionária, não só neste posto como também em outros postos, e caso seja constatada alguma irregularidade em relação a prestação de serviço e  ao não atendimento ao Regulamento Técnico Metrológico a que estão sujeitas, será aberto um processo administrativo propondo o descredenciamento desta permissionária. Detectada a fraude é revogada sua autorização de manutenção de bombas de combustíveis.

O material coletado será periciado em laboratório do instituto com emissão de laudo direcionado à Secretaria da Fazenda para cassação do cadastro no ICMS e também é enviado ao Ministério Público.

19 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia,
    Abasteci meu carro posto IPIRANGA,NA AV DIS AUTONOMINSTA EM FRENTE AO HABBBIS,
    MEU CARRO ESTA NA OFICINA TRAVOU O MOTOR,ESTOU COM AS AMOSTRAS DI COMBUSTÍVEL,NOTA FISCAL DE ABASTECIMENTO E AS ORDENS DE SERVIÇOS DO QUE O COMBUSTÍVEL FEZ NO MEU CARRO, QUERO ME DINHEIRO DE VOLTA,E PGTO DO CARRO.

  2. Precisa fazer essas fiscalizações com mais frequências, principalmente nas cidades, BARUERI, CARAPICUÍBA, OSASCO, JANDIRA, ITAPEVI.

    • Adauto, o Ipem-SP divulga a lista dos postos autuados devido às irregularidades, conforme consta nesta matéria divulgada pelo jornal. Acesse as listas que constam no 3º e 4º parágrafo da matéria. Acompanhe o site do Ipem-SP e redes sociais do instituto. Também acompanhe o site do instituto http://www.ipem.sp.gov.br e as redes sociais no Facebook e Twitter.

  3. É bom vir fazer uma vistoria no posto Sete que fica no Gopiúva em Carapicuíba porque a gasolina deste posto tem cheiro de rato morto e danifica o motor do carro e moto, obrigado

  4. Além dos postos de combustível, o Ipem juntamente com o procon deveriam fazer um pente fino nós supermercados e padarias cujos preços estão subindo muito aquém da infração, eu perguntei para o gerente do Giga atacadão, pôr os preços estão subindo, resposta: é a pandemia mundial, agradeci e fui embora……

  5. Eles deve tbem fazer uma varredura em itapevi
    Pois ta na cara vc abastece e o carro parece que esta com o covid 19
    Só anda tossindo , cansando (fraco ) guspindo agua no escapamento
    S. O. S socorro ipem
    S .O. S imetro
    S. O. S MINISTERIO PUBLICO

  6. […] Dando continuidade às importantes ações de combate às irregularidades no mercado de combustíveis, o IPEM-SP realizou em junho mais uma etapa da Operação Olhos de Lince. Dessa vez, os agentes fiscalizaram postos na capital e nas cidades de Americana, Barueri, Carapicuíba, Diadema,  Mogi das Cruzes, Osasco, Paulínia, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto e Sorocaba. Foram verificadas 592 bombas de combustíveis e encontrados erros em 136 (23%), sendo emitidos 133 autos de infração. Saiba mais em:  https://correiopaulista.com/ipem-encontra-irregularidades-em-postos-de-combustiveis-em-osasco-baruer… […]

  7. […] A gente nunca sabe quando vai acontecer um acidente, por isso é importante ter sempre o nosso contato a mão e a certeza de um serviço de qualidade a qualquer horário do dia e da noite, 24 horas por dia. A Desentupidora de Campinas atende residências, condomínios, comércios e indústrias, e tem uma equipe altamente qualificada para resolver o seu problema com profissionalismo e competência. Precisando de Desentupidora em Campinas? Desentupidora Campinas é a solução! Fonte: Post Original […]

  8. […] A gente nunca sabe quando vai acontecer um acidente, por isso é importante ter sempre o nosso contato a mão e a certeza de um serviço de qualidade a qualquer horário do dia e da noite, 24 horas por dia. A Desentupidora de BH atende residências, condomínios, comércios e indústrias, e tem uma equipe altamente qualificada para resolver o seu problema com profissionalismo e competência. Precisando de Desentupidora em BH? Desentupidora BH é a solução!   Fonte: Link do post Completo […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here