Neste feriado do Dia 7 de Setembro, Proclamação da Independência do Brasil, a Prefeitura de Itapevi organiza uma programação especial para celebrar a data: o inédito “Ato Cívico Online”. Com uma série de apresentações artísticas e musicais, o evento estará disponível a partir das 12h nas redes sociais da Prefeitura, via Facebook (https://www.facebook.com/prefeituradeitapevi) e Instagram ( https://www.instagram.com/prefeituradeitapevi/?hl=pt-br).
O evento será apresentado pelos diretores e alunos da Escola Livre de Música de Itapevi e maestros da Banda Municipal Valdir da Silva Ferreira. Na data também será comemorado o aniversário da Banda Municipal. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura e Juventude de Itapevi.
A primeira parte da apresentação, que tem pouco mais de nove minutos, contará com a execução dos hinos nacional brasileiro e da cidade de Itapevi, tocados pelo grupo de professores da Escola Municipal Livre de Música e por convidados da Banda Municipal Sinfônica Valdir da Silva Ferreira. A gravação aconteceu no auditório da Escola do Futuro do Jardim Santa Rita.
Já no Estádio Municipal, o público poderá assistir a apresentação da segunda parte, de poucos mais de 10 minutos, também composta pelos mesmos integrantes da primeira parte. Ela contará com a participação do corpo coreográfico da própria banda marcial, coreografando três canções: Malaguena (Ernesto Lecuona),
Thats What a Like (Bruno Mars) e
Evil Ways (Santana).
A proposta da Prefeitura é manter a tradição do Desfile Cívico de muitos anos e pelo fato de não termos realizados em 2020 e 2021, por conta da pandemia.
Sobre a Banda
Fundada em 1994, a Banda Municipal, nasceu com o objetivo de oferecer música a crianças, adolescentes, jovens e adultos a partir de 6 anos de idade.
Em 1997, iniciou suas atividades dentro da Escola Municipal de Música de Itapevi e atuando nos desfiles cívicos e eventos de Itapevi e região, passando a participar de concursos, festivais e campeonatos.
Atualmente, a Banda Municipal, conta com dois grupos musicais, Banda Sinfônica e a Banda Marcial – esta última como infanto-juvenil. Há também a Banda Sinfônica Infantil e Marcial Infantil, com cerca de 200 crianças.