Jandira passará a comemorar o Dia do Profissional do SAMU 192

Capa Cidades

A Prefeitura de Jandira torna pública a lei nº 2.335, que institui a semana e o dia do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.

A lei, que nasceu de uma iniciativa do Vereador Pastor Gilson, descreve que: “Fica instituída e incluída no calendário oficial de eventos do Município a “Semana do Profissional do SAMU”, a ser comemorada, anualmente, na segunda semana do mês de julho”. Já o Dia do Profissional do SAMU, será celebrado anualmente, no dia 11 de Julho.

A lei também sugere em seu terceiro artigo que o Poder Executivo poderá, promover em conjunto com a Câmara Municipal de Jandira e também as Secretarias Municipais, com a participação da sociedade civil: palestras, cursos, campanhas e atividades socioeducativas para toda a população.

O SAMU 192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como principal objetivo, ressaltado pelo Ministério da Saúde, atender precocemente à vítima após ocorrer alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. O atendimento de urgência é dado para situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia, prestando orientações e posterior envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O serviço em destaque realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *