Barueri está prestes a receber mais um Centro de Convivência, desta vez no Jardim Mutinga. As obras já começaram e o empreendimento vai ter 2,6 mil metros quadrados de área construída com equipamentos para a prática e aulas de ginástica, lazer, pilates, yoga, dança, entre outras.
O novo Centro terá dois pavimentos e o prédio que está sendo construído pela Secretaria de Obras da Prefeitura de Barueri também atende aos parâmetros de sustentabilidade, com reaproveitamento de água da chuva e captação de energia solar.
Para o secretário de Obras, Beto Piteri, trata-se de um projeto de construção moderno, amplo e que trará muitas melhorias, não apenas no espaço onde acontece a construção como no seu entorno. “É um Centro que, quando estiver concluído, vai oferecer aos moradores do Mutinga e dos bairros próximos melhor qualidade de vida com muitas opções de atividades físicas e culturais”, afirmou Piteri.
As obras estão atualmente na fase da fundação e deverá ficar pronto em 2024. A edificação ocupa um terreno de 2,9 mil metros quadrados e no projeto estão previstos:
Primeiro piso
- Cozinha para aprendizagem culinária;
- Espaço geek e gibiteca;
- Salas multiuso e de artes;
- Estacionamento;
- Playground;
- Bicicletário.
Segundo piso
- Quadra poliesportiva;
- Salas de ginástica, dança, pilates e yoga.
Outras unidades na cidade
Os Centros de Convivência são coordenados pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads). Atualmente existem quatro unidades: a do Jaraguá-Mirim, que fica no Parque Imperial, cujo prédio foi totalmente reformado em 2018, a do Parque dos Camargos, e outros dois no Parque das Nações, que também foram reformados pela Prefeitura.
Além de espaços de convivência e de lazer para os moradores, os Centros também oferecem cursos e oficinas, principalmente voltadas para auxiliar na formação profissional.