Nesta quinta-feira (17), a partir das 13h, a Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, inaugura a inédita ETEC (Escola Técnica do Centro Paula Souza) de Itapevi, localizada na Rua Fratini, 14, na Vila Santa Flora. A primeira unidade educacional técnica da história da cidade está situada ao lado do CIS (Centro Integrado de Saúde) e do Centro de Hemodiálise.
Para a inauguração estão previstas a vinda do governador do São Paulo, João Doria; da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen da Silva; e da diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá; além de autoridades locais.
A primeira ETEC da história do município tem gestão realizada pelo Centro Paula Souza, que cuida dos trâmites administrativos, como: processo seletivo, contratação de professores e outras ações de planejamento acadêmico.
“A instalação da Escola Técnica é um marco histórico para a nossa cidade. Vamos oferecer um leque de oportunidades de qualificação educacional e profissional para a nossa juventude”, declara o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos).
Em Itapevi são oferecidos, inicialmente, os cursos técnicos de Administração (40 vagas) e de Logística (40 vagas), ambos no período noturno (noite – das 18h50 às 22h40). No período matutino (manhã – das 7h30 às 12h50), para o Ensino Médio com Técnico em Administração (40 vagas). Ao todo são 120 vagas. Posteriormente, há previsão de implantar novas turmas dos seguintes cursos técnicos: Comércio, Edificações e Farmácia.
A Prefeitura iniciou a construção em outubro de 2019. As instalações ocupam uma área de 13 mil m². O investimento é de R$ 16,8 milhões, com recursos do Estado e execução das obras pela Prefeitura.
A ETEC conta com três blocos. O principal tem três pavimentos e abriga a área administrativa e pedagógica, com 12 salas de aulas, laboratórios de informática, de ciências, biblioteca, sala multiuso, salas de reunião de coordenadores, professores, diretoria e secretaria, entre outras.
Já o bloco dois é composto por quadra poliesportiva coberta, arquibancada e vestiários e outras edificações complementares, como lixeira, abrigo de gás, portaria, etc. O terceiro bloco é de convivência, com pátio, refeitório, cozinha, cantina, grêmio, anfiteatro e salas de palestras, de apoio e banheiros para pessoas com deficiência.