Giulia Nóbrega da Costa será pesquisadora da agência espacial norte-americana
A Câmara Municipal de Osasco aprovou, nesta quinta-feira (16), durante a 29ª Sessão Ordinária, uma Moção de Congratulações à jovem osasquense Giulia Nóbrega da Costa, que recentemente foi contratada pela National Aeronautics and Space Administration (NASA).
A agência aeroespacial norte-americana contratou a osasquense como pesquisadora na Divisão de Astrofísica de Raio-X do Golden Space Center.
A autora da Moção, vereadora Ana Paula Rossi (PL), destacou a dedicação da jovem de 20 anos, que passou toda a infância em Osasco, usando os estudos e o conhecimento como forma de buscar uma vida melhor.
Segundo a vereadora, Giulia vem de uma família de professores, que sempre a incentivaram a estudar e buscar conhecimento.
O interesse pelas ciências exatas começou no Ensino Médio, quando Giulia se envolveu em olimpíadas científicas. Atualmente, ela estuda astrofísica e matemática aplicada e computacional na Rice University, no Texas, e iniciará o trabalho com pesquisa na NASA no mês de junho.
“Essa Moção de Congratulações é uma justa e merecida homenagem à jovem Giulia, que cresceu em Osasco e está conquistando o mundo através do conhecimento. Que ela sirva de exemplo para muitos outros jovens, que pensam ser um sonho impossível de ser realizado”, disse Ana Paula Rossi.
Moção de Pesar
O Plenário da Câmara também aprovou uma Moção de Pesar, também da vereadora Ana Paula Rossi, pelo falecimento da deputada federal, vice-presidente nacional do PL Mulher e fundadora do Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular, Amália Barros.
Amália era deputada pelo estado do Mato Grosso e protagonizou a luta pelo reconhecimento da visão monocular como deficiência, no governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL). Ela perdeu a visão do olho esquerdo aos 20 anos, após complicações por toxoplasmose, e precisou remover o globo ocular. A deputada faleceu no último domingo (12), aos 39 anos.