Os trens das Linha 8 e 9 tiveram a circulação afetada na manhã desta segunda-feira (28) em mais um dia de transtornos na operação da ViaMobilidade.
De acordo com a concessionária responsável pelas linhas, devido à falha no sistema de alimentação elétrica entre as Estações Imperatriz Leopoldina e Presidente Altino, desde as 4h a Linha 8-Diamante operou com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações, com trens circulando por via singela (via única) entre as duas estações.
O problema foi resolvido às 6h52, mas a situação só foi normalizada às 7h50.
Já na Linha 9-Esmeralda, os trens circularam somente entre as estações Grajaú e Presidente Altino.
Usuários com destino à estação Osasco precisaram utilizar a Linha 8 -Diamante.
As Linhas 8 e 9 do transporte sobre trilhos registram um aumento nos problemas técnicos desde que operação deixou de ser da gerenciada pela CPTM, após a concessionária ViaMobilidade assumir a gestão.
Furtos de cabos, falhas de energia entre outras razões têm provocado, semanalmente, transtornos aos passageiros, que enfrentam plataformas e vagões abarrotados, além de horas de espera para embarcar.
Por dia, cerca de 500 mil passageiros utilizam a Linha 8-Diamante. Já a Linha 9-Esmeralda atende aproximadamente 600 mil pessoas diariamente.