Lojas de Vencidinhos: A economia que enfurece os Grandes Mercados

Cidades Destaque


Sempre tive muita vontade de escrever sobre as Lojas chamadas popularmente de Vencidinhos, que brotaram nas periferias e nos Centros de todas as Cidades. Aqueles comércios que vendem mercadoria perto do vencimento. Todo mundo conhece e tem preferências por uma hoje em dia, não é mesmo?

Eu também tenho e resolvi me aprofundar e conhecer um pouco mais desse interessante e econômico comércio.
A idéia que tive era visitar algumas, verificar a forma de compra, a escolha dos produtos e a administração geral. E logo na primeira visita tive uma surpresa. Fui avisado, por um gerente bem sincero, que era melhor ninguém falar nada a respeito, pois as grandes Redes estão de olho nessas lojas, fiscalizam, denunciam e procuram de alguma forma prejudicá-las. Isso mesmo, as grandes Redes estão revoltadas com as Lojas de Vencidinhos.


Mas, algumas coisas que estudei, posso comentar aqui sem incomodar ninguém. Pra começar esse estilo de loja, que chamamos de Vencidinho, são as Lojas de Comércio conhecido por F.I.F.O., uma siglas do inglês “First In, First Out”, ou seja “Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair”. E é justamente isso que acontece. As mercadorias são compradas com curto prazo de validade e os comércios devem controlar ao máximo a sua saída, de acordo com seus vencimentos. O que acontece normalmente, é você chegar numa dessas lojas e encontrar os produtos com o preço bem abaixo do mercado, e ás vezes, até mais barato de dias anteriores nessa mesma loja.


O que vou guardar pra mim e não vou comentar aqui é justamente as informações que recebi, de como esses comércios chegam até essas mercadorias. Cada uma tem um caminho, um segredo, bons contatos e o talento da negociação. E é aí, que os Grandes Mercados se enfurecem e o Consumidor agradece.


O Fato é que os Hipers deveriam é deixar de lado as suas ganâncias e colaborar com os preços. É inaceitável um vidro de azeitonas custar 6 reais num desses grandes Supermercados e em outro custar 11,00, por exemplo. Qual o critério? Porque um pacote de Arroz custa 21,00 numa Loja e em outra a mesma marca custa 28,00?

Eu vivo em mercados, faz parte do meu trabalho e confesso que estou cada vez menos comprando nesses Atacados e grandes Mercados. E aí como todo brasileiro que gosta de pagar menos, busco as várias Lojas de Vencidinho e economizo.


Poucos dias atrás entrei em um grande atacadista em Osasco e do jeito que entrei, saí. Sem comprar nada. Tudo caro e digo mais, estranhamente caro. A impressão que dá é que eles estão tendenciosos em deixar tudo caro, mesmo. Não é possivel que uma loja dessas, que negocia uma grande quantidade de produtos, centraliza grande volume de compra e em muitos casos, fidelizam marcas, não tem capacidade negociar um bom preço.

Tão querendo enganar quem? Eu não engana. Prefiro comprar nos Mercados menores do bairro, nas Casas do Norte e claro, pesquisar tudo antes, nas Lojas de Vencidinhos.
E voltando a falar dessas Lojas, o que me deixa bem feliz, é ver a oportunidade do povo experimentar produtos que a pouco tempo atrás dificilmente conseguiríamos. Eu tenho uma lista desses produtos. Queijos Suíços e Franceses, Chocolates Belgas, Patês e Geléias Importadas, Frios e Laticínios caríssimos, Carnes em geral e Produtos Nacionais de todos os tipos, por um preço bem mais em conta.


Eu tenho um exemplo bem real de outubro de 2022, quando comprei em um Perú, que tinha vencimento em janeiro/2023, numa conhecida Loja de Vencidinho aqui da cidade de Osasco. Paguei 19,90 na peça e em dezembro uma peça igual, num desses Atacadistas famosos, estava (pasmém), 120,00. Não é esquisito?


Pra finalizar, eu desejo muito que essas Lojas F.I.F.O, tenham vida longa, que cada vez mais nos dêem essas oportunidades e ajudem a economia desse povo tão sofrido, e continuem negociando bem e tendo seus lucros honestamente.

E que os Grandes Mercados, repensem, reflitam e entendam que o povo não é besta e a ganância em razão do lucro em tempos de crises, tem vida curta.


Até a próxima Pessoal,

1 thought on “Lojas de Vencidinhos: A economia que enfurece os Grandes Mercados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *