Manuelita: a mãe que também foi pai

No próximo domingo é o Dia dos Pais, nós do Correio Paulista decidimos fazer algo diferente, na nossa coluna de assuntos femininos queremos homenagear as mães que foram e são pais. Você vai conhecer a história de superação da Mulher que criou 4 filhos sozinha.
A Manuelita Alves de Oliveira (59) Natural de Petrolina, tinha 9 irmãos, sendo 5 mulheres e 4 homens, morava com seus pais Júlio e Adelita, ele trabalhava na roça e sua mãe adoeceu quando tinha apenas 4 anos. Nessa época foi morar com seus irmãos. Eles foram muito importantes na minha vida.”
Ela estudou apenas até a 5ª série, e aos 19 anos casou-se com o Antônio, pouco tempo depois teve seu 1º filho, o Ezequiel. “Com o desejo de construir uma vida melhor, desembarquei em São Paulo.”
Manuelita comenta que foi uma fase difícil e sofrida, pois assim que chegou em São Paulo, teve mais 3 filhas, uma atrás da outra. A Raquel, Marta e Rute, a família morava longe e ela não conhecia ninguém que pudesse apoiá-la. Dedicava sua vida para cuidar dos filhos, marido e casa, e assim prosseguiu por alguns anos, até que veio a separação. Antônio partiu para uma nova vida, e aos 30 anos, Manuelita se viu sozinha com 4 filhos para criar, Ezequiel (9), Raquel (8), Marta (7) e Rute (5). Sem estudos começou a trabalhar em casa de família, conseguia com muito custo prover o alimento, e conciliava o tempo para cuidar das crianças.
Sua rotina era puxada, saía para trabalhar, voltava para alimentar e levar seus filhos para a escola, voltava para o trabalho, depois pegava-os para irem para casa.
Lembra que passou muitos momentos difíceis, e que a separação abalou muito as crianças, chegando a terem depressão e problemas comportamentais. O maior motivo da Manuelita para viver e continuar a lutar? Seus filhos.
Para que as crianças não perdessem a vida nas ruas, Manuelita encaminhou cada um para trabalhar de alguma forma, aos 11 anos a Marta já era babá, a Rute aos 8 anos ajudava em um restaurante, a Raquel aos 14 anos começou a trabalhar em uma loja de tecido e o Ezequiel em uma Pizzaria, ela agradece a todos que a ajudaram. “Criei meus filhos para serem guerreiros e serem fortes, hoje me orgulho, pois todos são pessoas de bem”, comenta Manuelita.
Hoje o Ezequiel é Master Cheff Pizzaiolo, proprietário da KL Pizzaria, uma das melhores pizzarias de Uberaba, Raquel é CEO da KL Liderança Feminina e atua na área de Tecnologia, a Marta é Enfermeira, cuidadora de idosos, além de empreender na área de beleza e a Rute é proprietária da confeitaria Empório dos Bolos.
Uma mulher que mesmo sem diplomas, dedicou uma vida para dar o que nenhuma escola ensina: Amor. Essa é minha mãe, minha querida leitora, ela foi mais homem que muitos homens para nos criar, ela foi mãe e pai ao mesmo tempo. “Tenha paciência com seus filhos, jamais jogue um filho na rua, quando ele fizer algo errado, não passe a mão na cabeça, eduque-os, converse e ame acima de tudo. Busque, confie e tenha Fé em Deus, pois a Fé remove montanhas”, finaliza a “pãe” Manuelita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here