“Quando você têm um porquê, aceita qualquer como”. Afirma Marina Cassino de Almeida (30), uma mineira nascida na pequena cidade de Boa Esperança.
Sua infância foi marcada pela conexão familiar e relações acolhedoras, mantida até hoje. Se você for em Minas, terá uma mesa posta com um café para te receber, comenta.
Aos 2 anos ela foi morar em São Paulo, com seus pais Rubens (59)
e Suzana (65), aos 40 anos sua mãe teve o segundo filho, o Rodrigo (25) e sua mãe fez um pedido para que Marina cuidasse dele, caso algo lhe acontecesse, o que não ocorreu, pois sua mãe sempre esteve presente, porém a crença de ser responsável sempre acompanhou Marina.
Desde cedo foi muito responsável, aos 14 anos queria ser independente e ter seu dinheiro, fazia pulseiras para vender, participou do grupo de defensores da natureza e do grêmio escolar, comenta que uma das coisas que mais gosta é estar com pessoas.
Marina é uma mulher determinada, abriu mão de muitas coisas para estudar, sendo aprovada nas faculdades USP e Unesp, com a possibilidade de estar sozinha na gigante cidade de São Paulo, veio o dilema, será que deveria abrir mão do sonho de estudar na USP e se afastar da família? Optou por estudar perto de sua família e namorado, atual marido o Heitor. A lição aprendida é que os sonhos têm seus momentos para acontecer.
Na faculdade conheceu uma professora que repetia que iria trabalhar em uma empresa dos sonhos, após certo tempo aconteceu, marcando a vida de Marina, que desejava ter um desejo igual à sua professora.
Aos 22 anos, Marina atuava no Ministério do Trabalho, durante uma visita da faculdade à Natura de Cajamar, se encantou pela causa, valores, propósito e a meta da empresa.
Assim nasceu o desejo pela empresa Natura, interagiu com comunidades ligada à empresa, vendia produtos e sugeria a criação de novos, surgiu a oportunidade de estágio e foi aprovada, passou por várias áreas da empresa como trainee. Foi guiada por gestores incríveis, evoluiu como profissional e como pessoa, pois a empresa proporcionou esse desenvolvimento.
Com o conhecimento adquirido iniciou um projeto de empreendedorismo digital com seu pai e sua amiga de faculdade, a Tati Sampaio, onde ajuda pessoas a aprenderem inglês com autoconhecimento, o nome é aprendendoingles.com.br.
Com esforço e dedicação iniciou como estagiária, e após 6 anos e meio de dedicação, tornou-se Gestora de Inovation Labs, onde atua com projetos de inovação digital e engajamento com startups, na maior companhia de produtos de Beleza, a Natura. Em Julho de 2020 completa 9 anos na corporação.
Nada é por acaso, a vida lhe colocará desafios para superar e continuar a crescer. Afirma Marina.
“Você é capaz de fazer qualquer coisa que deseja, desde que se dedique e que o queira verdadeiramente. Os desafios virão, tome um café e continue”, finaliza.