Metrô fará audiências públicas sobre Linha 22-Marrom entre Cotia, Osasco e São Paulo

Cidades Destaque

Encontros serão realizados em dezembro nos três municípios e fazem parte do licenciamento ambiental da futura linha, prevista para ter 29 km, 19 estações e atender cerca de 650 mil passageiros por dia

O projeto da Linha 22-Marrom do Metrô, que prevê a ligação entre Cotia, Osasco e São Paulo, terá uma nova etapa em dezembro. O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) definiu as datas e locais das audiências públicas para apresentação do empreendimento à população.

Os encontros serão realizados nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, respectivamente em Osasco, Cotia e São Paulo. Durante as audiências, moradores poderão conhecer detalhes da futura linha, acompanhar a apresentação dos estudos ambientais e esclarecer dúvidas sobre a implantação.

Audiências fazem parte do licenciamento ambiental

As reuniões integram o processo de licenciamento ambiental da Linha 22-Marrom e contarão com a apresentação do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA).

O documento analisa os possíveis impactos ambientais decorrentes da implantação da linha e aponta medidas de prevenção, controle e mitigação previstas para o empreendimento.

Em Osasco, a audiência será realizada no dia 1º de dezembro, às 17h, no Teatro do CEU José Saramago, no Jardim Santo Antônio.

Já Cotia receberá a apresentação no dia 2, enquanto o encontro na capital paulista está marcado para 3 de dezembro.

Linha 22-Marrom terá 29 km e 19 estações

Segundo o projeto, a futura Linha 22-Marrom terá aproximadamente 29 quilômetros de extensão e 19 estações, conectando Cotia e Osasco à região do Sumaré, na zona oeste da capital.

A previsão é de que a linha tenha capacidade para transportar cerca de 650 mil passageiros por dia, ampliando a oferta de transporte sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo.

O empreendimento deverá criar uma ligação estruturante entre os municípios da Região Oeste e a capital, além de possibilitar integração com outros sistemas de transporte público.

Anteprojeto de Engenharia já foi concluído

O Metrô já concluiu o Anteprojeto de Engenharia da Linha 22-Marrom. O estudo estabeleceu características como traçado, localização das estações, métodos construtivos, áreas operacionais, pátios e sistemas necessários para a futura operação.

A próxima etapa prevista é a elaboração do Projeto Básico, quando as soluções de engenharia serão detalhadas, incluindo obras civis, sistemas operacionais, possíveis desapropriações, interferências urbanas e estimativas de custos.

O Projeto Básico também servirá de base para uma futura contratação das obras.

Confira as audiências públicas

Osasco
1º de dezembro, às 17h
Teatro do CEU José Saramago
Avenida João de Andrade, 1.355 – Jardim Santo Antônio

Cotia
2 de dezembro, às 17h
Teatro do Colégio Desafio
Rua Ametista, 21 – Jardim Nomura

São Paulo
3 de dezembro, às 17h
Auditório da Universidade São Judas – Unidade Butantã
Avenida Doutor Vital Brasil, 1.000 – Butantã

As inscrições para participação serão realizadas presencialmente, a partir das 16h, no local de cada audiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *