“Minha vida foi pautada em 16 horas de trabalho por dia e trabalhando em grupo”

Destaque Política

O atual presidente da Câmara de Osasco Carmônio Bastos, resume seus últimos dez anos de vida pública como um foguete. “Há dez anos, eu era presidente da Liga de Futebol Amador de Osasco, hoje estou como presidente, tudo isso é trabalho, é entrega, é parceria, trabalhar no coletivo, sempre pensando no coletivo, minha carreira pública é recente, mas foi pautada nisso, virei presidente da Liga por unanimidade, fui candidato a vereador em 2016 fui bem votado, mas não ganhei, fui secretário de Esportes de Osasco, e agora sou agraciado como vereador através dos votos da população da nossa cidade, e com a parceria e amizade dos vereadores que partilhavam do mesmo sonho, trabalhamos o meu nome à presidência da casa e hoje sou o presidente”, enumera Carmônio.

A vida profissional de Cârmonio Bastos começou em empresas de cosméticos, aonde trabalhou por 30 anos e foi lá que ele aprendeu bastante o que ele emprega em suas jornadas de hoje. “Eu aprendi gerenciar pessoas, eu aprendi que o auxiliar de limpeza tem o mesmo valor de um secretário municipal, é uma linha de produção, todos trabalham em prol do bem público, eu sempre me pauto pela entrega de trabalho, minha vida foi pautada em 14, 16 horas de trabalho por dia, e sempre trabalhando em grupo, nunca usei o “Eu”, sempre usei o ‘Nós’.”

Carmônio nasceu em uma cidade na divisa da Bahia com Piauí e Pernambuco, chamada Pilão Arcado. “Eu venho de uma grande cidade com mais de 11 quilômetros quadrados, Osasco tem 63 quilômetros quadrados”, brinca o presidente. Ele viveu até os 16 anos por lá, e veio para São Paulo para estudar.“Arrumei emprego de office boy na Leopoldina em um escritório, em seguida por causa da proximidade resolvi mudar para a Vila Osasco e depois para Presidente Altino, bairro que estou há 36 anos, tive uma infância maravilhosa, minha cidade tinha 45 mil habitantes, não tenho que reclamar do meu passado, minha família sempre me auxiliou, tudo que sou é graças ao meu pai e minha mãe.” A família Bastos sempre esteve envolvida em política no Nordeste. “Com 12 anos, no dia da eleição eu já fazia boca de urna, eu militava, meu pai ficou 20 anos de um lado político, e sempre perdeu, mas também quando ganhamos, não perdemos mais o poder, e hoje a nossa gestão lá, é um modelo para a Bahia. O meu primo Orgeto Bastos dos Santos é o prefeito e tem mais de 80% de aprovação na administração atual.”

Na parte pública de sua vida, o primeiro teste foi na secretaria de Esportes, ele não sabia muita coisa, além do futebol amador. Mas se mostrou receptivo em aprender com cada um, uma modadlidade. “Todos entenderam o recado, eu acho que minha gestão de entrega foi muito boa, principalmente a humana com os funcionários efetivos, mostrei a importância deles ajudarem a secretaria e a cidade.”

Eleito vereador com 3.266 votos em 2020, ele fez um trabalho em vários pontos da cidade, em 2022, seu nome foi colocodo para ser presidente da Câmara, ele foi eleito, em seu mandato na presidência, ele delegou funções para que todos fizessem a melhor entrega possível. “A Elsa é jornalista, pedi para ela cuidar da Comunicação da Câmara, o Josias cuida da História de Osasco, nós confiamos nas pessoas, trabalhamos e pensamos coletivamente.” O presidente da Câmara relata que as pessoas precisam trabalhar com amor e ele dá um ótimo exemplo. “A menina que limpa a minha sala, ela chega antes da 8h da manhã, sempre está com um sorrisso largo e feliz, às vezes vou embora às 20h e ela está aqui trabalhando com uma alegria enorme, isso me motiva, a entrega dela, são essas pessoas que nós temos que valorizar.” O presidente ressalta o trabalho dos colegas também. “Todos aqui têm seus defeitos e qualidades, mas todos querem o melhor para Osasco, quando estamos de fora, criticamos quem está aqui, mas quando você vira vereador, você percebe que é um trabalho duro, um exemplo, a Lúcia da Saúde, a Ana Paula Rossi são guerreiras, elas entregam muito, todos os nossos vereadores entregam muito trabalho, somos uma família aqui, podemos errar, mas é tentando acertar pelo melhor da cidade, os projetos que melhoram a vida dos osasquenses passam por aqui, hoje ganhamos o respeito dos munícipes, pelo trabalho que estamos fazendo.”

Carmônio enumera algumas pautas de destaque neste mandato como presidente. “O meu projeto mais importante foi o Auxílio Melhor Idade, o projeto era meu, mas fiz questão que todos assinassem. Hoje é quase zero o veto de projetos dos vereadores, estamos qualificando os projetos, hoje temos comissões que atuam demais, a CCJ é um exemplo, fiz parte nos primeiros anos, onde foi uma escola para mim, o Paulo Júnior, Rogério Santos, Pastora Cristiane e o Josias da Juco foram professores para mim.”

O Programa Melhor Idade é um benefício que vai auxiliar os servidores públicos municipais aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto de Previdência do Município de Osasco (IPMO), que recebem até seis salários-mínimos Ele vai pagar R$ 700 por mês para quem recebe até três salários mínimos. Para aqueles cujos benefícios variam de quatro a seis salários-mínimos, o auxílio será de R$ 585.

Durante o mandato de presidente da Câmara, Carmônio Bastos fará uma grande alteração na casa de leis osasquense. Ela deixará o atual endereço na avenida dos Autonomistas no centro da cidade e irá à Rua Narciso Sturlini, no terreno da antiga fábrica da Adamas. “Eu quero essa mudança até o final do ano, temos o desejo que seja no meu mandato a entrega da nova câmara, o novo local tem muito mais espaço e é bem mais distribuído.”

Carmônio sonha em deixar um legado de trabalho e também envelhecer com saúde. “Eu quero trabalhar todos os dias, saber que eu entreguei e dei o meu máximo no meu trabalho, não tenho ambições financeiras, quero envelhecer com saúde, pegar meu boné, meu Fiat Palio e acompanhar os jogos de futebol pela cidade”, comenta o presidente. Já na questão política, ele almeja voos mais altos. “Só Deus que sabe os nossos próximos passos, meu candidato em 2024 é o Gerson Pessoa, eu sou um soldado do partido, voto e posso ser votado.” Neste momento durante a entrevista, eu mudei a pergunta, pois o presidente disse em vários momentos que todos os sonhos que ele teve, ele sempre realizou, eu questionei: O senhor sonha em ser prefeito? – Sim, eu sonho, um dia sim eu quero ser prefeito, eu ainda sou um menino de 55 anos, tenho mais uns 20 anos de vida pública, quem sabe?”, finalizou Carmônio Bastos.

SAIBA MAIS: CÂMARA NO BAIRRO

A Câmara Municipal de Osasco quer ampliar as discussões necessárias para transformar a cidade e decidir sobre quais as políticas públicas a serem desenvolvidas no município durante os próximos anos.

Para aumentar a participação popular e entender melhor essas demandas, o Legislativo vai dar início ao projeto Câmara no seu Bairro. A ideia é realizar sessões públicas itinerantes nos bairros da cidade, com o objetivo de ouvir mais sobre as necessidades de cada região.

Nestas sessões especiais, não haverá votação de projetos. Os vereadores usarão a tribuna normalmente, como na Seção do Expediente. A novidade é que os representantes da sociedade civil poderão se inscrever para fazer uso da palavra na Tribuna Livre.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Carmônio Bastos (Podemos), a iniciativa quer aproximar o parlamento dos munícipes. “A população poderá falar suas demandas de forma direta e os vereadores também poderão, ao visitar os bairros, ter uma noção real das necessidades dos moradores”.

Conforme a programação definida pela Câmara Municipal, a primeira dessas sessões fora do Plenário Tiradentes acontecerá hoje, dia 2 de junho, às 19h. O local escolhido foi o CEU das Artes, que fica na Rua Nelson Mandela, 1313, Jd. Primeiro de Maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *