Teve início uma reintegração de posse na rua Renê Fernandes, em Carapicuíba, desde às 5h40 desta segunda-feira (21). O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um incêndio porque os moradores colocaram fogo em objetos para retardar a ação policial.
Três viaturas da corporação atenderam a ocorrência. As chamas foram extintas e o local deixado em segurança.
Em nota, a Polícia Militar informou que auxilia o Poder Judiciário a dar cumprimento ao mandado de reintegração de posse na estrada do Pequiá, Lote 21, bloco 20, na Vila Silviania, expedido pela juíza Leila França Carvalho Mussa, da 3ª Vara Cível da Comarca de Carapicuíba.
A área tem 11.725,53 m² em sete torres do programa Minha Casa Minha Vida. Segundo a polícia, elas foram ocupadas ilegalmente por 627 pessoas, distribuídas em 181 apartamentos e mais 10 outras moradias, entre barracos de madeira e apartamentos de alvenaria.
A invasão ocorreu ainda durante a construção, com 40% de obra concluída e foi condenada por perícia judicial, que detectou o risco de desabamento e incêndio.
A Prefeitura de Carapicuíba tentou a saída voluntária das famílias, com cadastro para recebimento do aluguel social, além de oferecer meios para a retirada dos pertences. Algumas famílias já deixaram o imóvel.
O policiamento foi reforçado no local, com o apoio do 5° BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), Policiamento Ambiental, Corpo de Bombeiros, Enel e Sabesp. A Prefeitura de Carapicuíba enviou equipes da Secretaria de Habitação, Assistência Social, Saúde, a Guarda Municipal e o órgão de Trânsito Municipal.

