Completando um pouco mais de sete anos de gestão, o prefeito Marcos Neves fez uma avaliação da evolução de Carapicuíba e comentou sobre o legado que deixará para seu sucessor. O nome que irá indicar ainda não foi revelado, mas o gestor descreve alguém que tenha a mesma determinação em continuar fazendo a cidade se desenvolver.
Quando assumiu a Prefeitura, o senhor achava possível mudar Carapicuíba?
Sempre acreditei na minha cidade. Assumimos em 2017, com um grande desafio e o primeiro passo foi arrumar a casa, renegociar uma dívida de mais de R$ 250 milhões e deixar Carapicuíba com o nome limpo. Nada foi motivo para se lamentar. Com fé em Deus e muito trabalho, consegui os investimentos para que a cidade tivesse essa evolução, com obras de infraestrutura, investimentos na saúde, segurança e educação, além de projetos sociais que fazem a diferença na vida das pessoas. Tenho muito orgulho em servir a minha cidade. Lembro que meu pai sempre dizia: “a política é uma das melhores ferramentas para mudar a vida das pessoas”.
E quais os principais feitos da gestão Marcos Neves?
Nosso principal feito não são as obras que concretizamos, mas conseguir fazer com que o carapicuibano sentisse orgulho de morar aqui. E esse sentimento foi possível, porque a população viu como a cidade se transformou. Entregamos a Policlínica, revitalizamos as unidades de saúde, implantamos melhorias no atendimento. Além disso, investimos na Guarda Civil Municipal, com equipamentos e viaturas, realizamos recapeamento de mais de 1.400 ruas. Inauguramos quatro CEEACs (Centro de Educação, Esporte, Arte e Cultura), sendo dois com piscinas. Vamos entregar o 15º campo de grama sintética, que são espaços que transformam o futuro das crianças e jovens, que têm oportunidade de praticar esporte, desenvolver disciplina, além de proporcionar qualidade de vida para os adultos. Realizamos o sonho da unidade do Corpo de Bombeiros. Transformamos os parques da cidade em espaços seguros para as famílias e agora no Planalto tem até Parque Aquático para as crianças. Tudo isso com uma cidade com menor orçamento por habitante do Estado de São Paulo, mas com muita determinação em buscar investimentos para conquistas que mudam a vida das pessoas e fazem de Carapicuíba um lugar melhor para se viver.
Qual a fórmula para tantos investimentos na cidade?
Não existe fórmula pronta ou mágica, essas conquistas para a cidade são frutos de muito trabalho e muito diálogo político. Sempre disse que meu partido é Carapicuíba. Então, recebemos investimentos dos Governos Federal e Estadual, independente do partido. Na nossa gestão, a cidade está recebendo de deputados do PL, PSDB, PT, MDB, Podemos, fica até difícil listar todos os partidos. Nossa experiência como deputado estadual foi essencial para essa diversidade partidária. Sempre levantei a bandeira de Carapicuíba, pois é um município que precisa desse apoio.
Com praticamente 78% de aprovação, o senhor tem um peso muito grande para a próxima eleição e a população anseia o nome de apoio. Quem será seu indicado?
Entendo a ansiedade da população e a preocupação de que a cidade continue avançando com as obras e projetos que realizamos nesses sete anos. Sempre penso em Carapicuíba em primeiro lugar e precisamos de uma pessoa que tenha esse amor e dedicação 18 horas por dia. Em abril, irei revelar o nome da pessoa que abraçará o projeto político por uma Carapicuíba cada vez mais desenvolvida, guiada com nosso modelo de gestão, que tem demonstrado ser eficiente, com a aprovação da população. Quero deixar um recado para os moradores: também estou preocupado, pois é como se fosse um filho de 8 anos que vamos deixar com alguém. Por isso, precisa ser uma pessoa de confiança de que vai cuidar desse filho chamado “Carapicuíba”, como nós cuidamos.
Qual é o grande legado do prefeito Marcos Neves?
Nosso grande legado é provar que é possível Carapicuíba ser motivo de orgulho. Mas os projetos só se concretizam se a pessoa trabalhar muito e for determinada para buscar os investimentos. Ter coragem de colocar em prática os sonhos da população, como os CEEACs, por exemplo. Muita gente dizia que Carapicuíba não teria escola com piscina e provamos que é possível. É um modelo de trabalho que precisa continuar, pois a cidade passou muito tempo abandonada e deu um grande salto no desenvolvimento nos últimos anos.