Você já deve ter percebido em suas redes sociais e também na mídia em geral que o amarelo é a cor desse mês.
As candidatas ao MISS BRASIL SOU GORDINHA SIM 2021 se reuniram com a Influencer digital Helena Custodio para incentivar a importância de quem está com sintomas de depressão possa pedir ajuda.
Essa campanha é de conscientização sobre a prevenção do suicídio, chamada “Setembro Amarelo”. Pessoas, entidades, órgãos de saúde e a sociedade em geral têm a chance de refletir e participar de ações que deixam mais evidente a necessidade de falar sobre o suicídio e a saúde mental.
Alguém próximo a você pode estar precisando de ajuda. Fique atento aos sinais.
No mundo todo, aproximadamente uma pessoa tira a própria vida a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. O assunto é um tabu. Não falamos dele. A mídia evita por medo de aumentar os números, as pessoas evitam por medo do assunto em si e com isso, acabamos cortando o diálogo necessário.
Alguns pontos onde podemos identificar o problema:
- Quando perceber que uma pessoa não demonstra mais interesse por coisas que gostava
- Apresentar queda de produtividade, ficar isolada das pessoas
- Isolar-se de amigos e familiares
- Descuidar-se da aparência
- Falar muitas frases relacionadas à morte
Se precisar, peça ajuda!
Se você está passando por um momento difícil e percebe que não consegue lidar com suas angústias sozinho, busque ajuda.
O apoio profissional pode ser muito importante para superar uma fase difícil ou receber o diagnóstico correto para um tratamento efetivo. Por mais complicada que seja a situação, há sempre uma saída.
Psicólogos e psiquiatras são profissionais que podem ajudar. O psicólogo poderá auxiliar você a lidar com as angústias e desenvolver ferramentas para superá-las. Enquanto o psiquiatra pode indicar o tratamento medicamentoso para combater os sintomas depressivos. Fale com alguém próximo, conte para as pessoas o que passa pela sua cabeça. Ter alguém para conversar faz toda a diferença. Se você não tem ninguém próximo com quem conversar, não hesite em ligar para 188 e conversar com um dos voluntários do Centro de Valorização da Vida. Eles estão lá para você e podem entender o que você está passando.
Outro assunto extremamente importante! Mais uma vez parabéns!
Maravilhoso trabalho, conteúdo excelente,vcs arrazam meninas
Que lindo trabalho amei nós ficamos top vc arrasou Helena custódio parabéns sempre maravlhosa diva♥️♥️
É com imenso prazer de participar dessa campanha para a gente poder ajudar as pessoas que passam por tanta coisa né e acaba morrendo através de um suicídio é triste e doloroso mas a gente vai conseguir combater Esse ato tão assim tão triste né que a gente eu mesmo para falar a verdade não tenho nem palavras para falar e nem dizer sabe sobre esses assuntos
Mulheres lindas em uma linda Campanha!
Uma campanha super necessária
Parabéns pela iniciativa Helena! Que possamos cada vez mais propagar campanhas como essa
Todos nós termos que ajuda nosso próximo linda essa campanha.
Parabéns excelente matéria de extrema importância, arrasou Helena !!!
Matéria de grande importância no século que vivemos, onde a depressão tem feito vítimas ainda por ser a doença do século. Amei fazer parte dessa campanha tão importante e necessária.
Como sempre a Colunista Helena Custódio arraza em suas publicações, este tema precisa ser falado cada vez mais rompendo barreiras e quebrando tabus no intuito de salvar vidas .
Um assunto muito importante, parabéns Helena linda reportagem eu como candidata tenho muito orgulho de fazer parte desse concurso sou gordinha sim!! Parabéns pela matéria e a todas as pessoas envolvidas.
Que reportagem linda … parabéns por abordar esse tema e ressalto a importância do saber ouvir para poder ajudar as pessoas que passam por momentos de depressão.
Parabens e de extrema importancia , o tema fique atento olhe a sua volta que precisa de voce , todas arrasaram!!!!
Agente pensa que não vamos passar por uma situação assim, mas do nada está doença começa se instalar, na sua vida, ou na pessoa que você ama.Estou convivendo, com meu filho, não está sendo fácil ver um jovem perdendo sabor pela vida, devida uma separação. Bela matéria, tenho sentido uma força, com todos os esclarecimentos. Parabéns Helena e parabéns todas que participaram.
Parabéns pela matéria meninas tenham certeza vcs estão ajudando muitas vidas,e tem sido inspiração para muitas mulheres!!
Eu me orgulho por fazer parte deste concurso e pela iniciativa desta materia tão linda e relevante neste momento em que vivemos pois muitas das vezes nem nós mesmos que estamos passando por esse tipo de problema nos aceitamos e ao lê uma matéria que fala tanto sobre a gente percebemos que existem muitas pessoas com o mesmo transtorno porém que existe saída de ❤❤❤ parabens Helena e Dinis
Também gostaria de resaltar e parabenizar por vçs divugarem um trabalho maravilhoso que é feito pelo CVV Centro de valorização da vida já fiz um projeto sobre este trabalho e fiquei realmente apaixonada pelo carinho e dedicação deles…. Existem voluntários lá que já se disponibilizam por mais de 20 anos e pra eles é como se eles que ganhasse….muita Gratidão