Novo Projeto eleva a qualidade da Educação Infantil em Osasco

llO prefeito da cidade de Osasco Rogério Lins realizou o lançamento do Projeto Criamundi, desenvolvido para apoiar as aprendizagens essenciais para os estudantes de cinco anos matriculados na rede municipal de ensino. As bases deste projeto estão em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. O evento aconteceu no Centro Municipal de Formação Continuada dos Profissionais da Educação – Professora Águeda Thereza Binotti Pires no Centro de Osasco, onde reuniu estudantes de educação infantil, docentes, pais de alunos, membros do Conselho de gestão Compartilhada (CGC) e diretores de ensino.
Rogério Lins referiu-se ao encontro, reafirmando seu compromisso assumido em garantir conteúdos que promovam o desenvolvimento integral de todas as crianças matriculadas nas escolas municipais. Contudo, ressaltou que o material é o maior investimento da história. “Hoje iniciamos a entrega do material pedagógico ‘Mundos do Zé’, desenvolvido para nossas crianças de pré-escola. O kit com livros, álbuns de arte e fantoches farão as histórias e o aprendizado serem ainda mais divertidos, pois em casa com a família a diversão e aprendizados continuarão”.
Para integrar as famílias dos estudantes neste processo, o projeto prevê momentos de conversa entre os gestores escolares e os pais e responsáveis para apresentar informações sobre o universo infantil, os materiais e as propostas de atividades conjuntas para desenvolver com as crianças. Além disso, as famílias recebem um suplemento que fornece sugestões de ações e procedimentos que fortalecem os laços afetivos com a criança, ao mesmo tempo em que estimula a participação dos adultos em todas as etapas do desenvolvimento.
Na avaliação do prefeito Rogério Lins, a partir desse projeto o município de Osasco estabelece novos parâmetros de qualidade na educação infantil. “Nosso governo está garantindo recursos que são essenciais para que a gestão municipal cumpra o seu papel de promover mais qualidade e equidade na aprendizagem dos estudantes, e para que as crianças se sintam mais seguras e preparadas para enfrentar os desafios que encontrarão no ensino fundamental”.
O Projeto Criamundi beneficia todos os alunos e professores da pré-escola da rede municipal. Por meio da ação, eles receberam no 2º semestre o conjunto de materiais de aprendizagem “Mundos do Zé”, que reúne livros, álbuns de arte, fantoches, entre outros, organizados para aproximar a criança das linguagens artísticas, literárias e visuais. São recursos que abrem espaço para a contação de histórias e expressão de ideias e sentimentos, e que incentivam novas descobertas e estimulam a autonomia na execução de tarefas cotidianas das crianças, como escovar os dentes e pentear os cabelos. O secretário de Educação, José Toste Borges elucida que o projeto também valoriza o diálogo com os professores da educação infantil por meio de ações de formação que orientam os docentes a utilizar os recursos em sala de aula em atividades e vivências com as crianças. “Além das oficinas de formação, os docentes ainda contam com um guia para educadores que traz informações sobre o desenvolvimento infantil, propostas pedagógicas para utilização dos recursos e sugestões de acompanhamento dos avanços dos estudantes”, conclui.
Durante o evento, o Prefeito Rogério Lins, ressaltou que cerca de 7.000 (sete mil) alunos foram beneficiados com o novo projeto pedagógico. Além disso, 1,3 (mil e trezentos) professores envolvidos diretamente no projeto em mais de 70 (setenta) escolas. “Esse número é significativo, contudo o projeto será ampliado no próximo ano. Ainda, obtivemos outras conquistas com a inauguração de 4 novas creches, localizadas no Jardim São Pedro, Novo Osasco, Vicentina e Jardim Roberto”. Outras 6 unidades de creche estão em ritmo avançado de construção que atenderá os bairros do jardim Conceição, Vila Menck, 1º de Maio, Veloso, Santa Maria e Vila Militar, além de outras duas unidades do Mundo da Criança, que funcionarão nas instalações da Fito zona norte e Fito zona Sul. Com essas 12 creches; a Prefeitura irá criar mais de 4 mil novas vagas.
Rogério Lins destacou ainda, que neste semestre o governo conseguiu terminar a ata de manutenção de próprios. Outra boa notícia foi o anúncio da aquisição dos parquinhos nas unidades educacionais: “Iremos trocar os playgrounds escolares, trocaremos de todas as escolas, pois nossos alunos terão ambientes ainda mais saudáveis”, completou o prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here