Os mercados são cheios de “armadilhas”. Quem acompanha a coluna lembra que já publiquei aqui algumas delas. Leite que é Soro, Creme de Leite que é Mistura Láctea, Linguiça que é tipo Calabresa e por ai vai. Hoje quero falar de outra forma como o consumidor é induzido ao erro nos Mercados da Vida.
Eu estou lançando um tempero que criei do Rango do Ale, e nesse momento de cotação, qualidade, embalagens e preços, consigo enxergar algumas coisas que beira o absurdo.
Esses dias fui na Casa do Norte Medina aqui na Avenida João de Andrade, excelente estabelecimento que também vai ganhar uma matéria exclusiva por aqui em breve. Estava indo cozinhar num evento e fui comprar tempero para o meu prato. Sempre compro lá e já sei até a média de preço. Lá é legal pois você tem a opção de comprar por quilo. Pedi os temperos e o quilo do Chimichurri Defumado estava 39,90 o quilo. Um bom preço. Ao sair entrei no mercado ao lado para comprar Arroz, dei uma passada na parte de tempero que eles embalam. Presta atenção nessa parte, eles embalam. Não é tempero da Hikari, Kitano ou de outra marca famosa, que já vem embalado de fábrica. Entre as opções tinha o Chimichurri e um pacotinho que estava custando uns 11,00. Achei caro e fui conferir na etiqueta o preço do quilo e tomei um susto. 99,90 o quilo, isso mesmo, mais de 100% de diferença em menos de 30 metros de um estabelecimento para o outro. Como pode isso??
O consumidor brasileiro pouco se importa em prestar atenção no preço do quilo. Ele compra no impulso, na pressa, e passa batido esse detalhe. E os comerciantes fazem a festa. E muitas empresas estão aproveitando e diminuindo pouco a pouco as embalagens, como já comentei também em outra oportunidade aqui na coluna.
Muitos comerciantes também estão anunciando os produtos de forma que pode iludir o consumidor desatento. Por exemplo, alho vendendo a 4,50, mas não é o quilo e sim 100g. Geralmente escrito pequenininho na parte de baixo da placa. Duvido que você leitor já não se enganou com isso? É ou não é uma pegadinha.
Então, tem que ficar esperto. Os comércios têm obrigação de informar o preço do quilo e você tem sempre que conferir a etiqueta para não cair em armadinhas.
Fica a dica,
Até apróxima pessoal!!!