ONG “Moradores de Rua e Seus Cães” garante atendimento em Osasco e região durante a pandemia

Cidades Destaque

Neste momento atípico de pandemia decorrente do novo Coronavírus, os atendimentos realizados pela entidade do Moradores de Rua e Seus Cães (MRSC) não pararam de acontecer, inclusive no município de Osasco, foram realizadas diversas ações com objetivo de levar aos pets e seus donos kits com itens de higiene pessoal e alimentação. Já os cães ganharam banho quentinho no Pet Móvel, cuidados veterinários como vacinas e vermifugação, além de ração e artigos pet.

A psicóloga Denise Cristina Frauzola, coordena o MRSC/Osasco, suas iniciativas voluntárias e solidárias têm auxiliado as pessoas em situação de rua e seus animais de estimação. Atualmente o MRSC atua em São Paulo capital, Osasco, Mogi, Campinas, Baixada Santista, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Natal, Recife, Fortaleza, Aracaju, Salvador, Goiânia e Florianópolis. Mas a ação tem ficado cada vez mais popular e já há pedidos para que ela se torne internacional.

Durante esse período de pandemia o projeto do MRSC tem sido fundamental: “A instituição em parceria com o SESI-SP, distribuiu durante quatro meses cerca de 16 mil marmitas para os moradores de rua de Osasco e região. As atitudes solidárias tem partido de todos os cantos da cidade, destaco também o apoio da Polícia Militar do 14º e 42º batalhão do Estado de São Paulo. Essa parceria auxiliou na distribuição desses alimentos”, afirmou Denise Cristina Frauzola.

Por conta do isolamento social, o número de doações aos moradores de rua caiu drasticamente. Enquanto muito se fala sobre qual deve ser o papel do governo neste delicado momento, nós vamos buscar fornecer algum alento a quem está esquecido”, explicou Edu Leporo, fotógrafo e fundador da ONG.

No entanto, o projeto percebeu a necessidade dos atendimentos e duplicou o número de ações, ou seja, durante a pandemia tudo é permitido para os cachorros: “A alimentação de qualidade é importante, claro, mas nós temos um lema: nem só de ração vive o cão. Com o auxílio de um pet móvel e o apoio de algumas marcas, os cães das pessoas em situação de rua recebem cuidado veterinário, de bem-estar e higiene”, salientou Denise Frauzola.

Além disso, os pets tomam banho, recebem uma tosa e, se necessário, tomam vermífugo, usam carrapaticidas e antipulgas. “Parte das ações também é feita em ocupações, para as famílias são levadas cestas básicas, vitamina D, chocolate para as crianças e até gibis da Turma da Mônica”, completou Edu Leporo.

Na região de Osasco os pets das comunidades também são atendidos com parcerias que garantem o banho e tosa, além do fornecimento de ração aos animais de rua.

Participe das atividades desenvolvidas pelo MRSC/Osasco. As contribuições poderão ser feitas em dinheiro ou em produtos, e são arrecadadas por meio da página @mrscosasco no Instagram ou através do e-mail: mrscosasco@gmail.com

Informações:

‘Moradores de Rua e Seus Cães’ foi criada em 2012 pelo fotógrafo Edu Leporo, na cidade de São Paulo, contudo já organizou mais de 65 ações, atendendo uma média de 30 mil moradores de rua e 6 mil animais em 17 capitais brasileiras. Com uma equipe de médicos veterinários, responsável pelas medicações e tratamento dos animais, a instituição também conta com o apoio de outras ONGs e iniciativa privada.

Na cidade de Osasco o MRSC iniciou suas ações em março de 2020. Desde a implementação do projeto já foram realizadas mais de 70 atividades na região oeste, sendo atendidos diariamente cerca de 120 pessoas e pets.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *