A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Osasco iniciou na quinta-feira, 20, um reforço na fiscalização sobre o cumprimento das regras no combate a covid-19, com o apoio da Guarda Civil Municipal. As equipes atuarão, principalmente, na conscientização dos comerciantes, que deverão estar atentos às regras, como medição da temperatura no acesso aos estabelecimentos, disponibilização de álcool em gel e evitar as aglomerações.
No sábado, 22, os agentes estiveram no Calçadão da Rua Antônio Agú. Participaram da ação, 90 alunos da Guarda Civil Municipal, que foram orientados sobre como abordar os comerciantes e orientar a população. A ação foi acompanhada pelos fiscais da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
O reforço na fiscalização ocorre durante a semana, das 9h às 21h, e aos sábados, das 16h às 22h, no Calçadão da Rua Antônio Agú, Rua Dona Primitiva Vianco e proximidades, onde há concentração de estabelecimentos comerciais.
A equipe de fiscalização também esteve no bairro de Presidente Altino para vistoriar e orientar os donos de bares a respeitarem o horário de funcionamento e as regras de higiene nesse período de pandemia. Osasco está na fase amarela do Plano São Paulo, que prevê funcionamento de bares, restaurantes, salões de cabeleireiro, barbearias, academias e escritórios. No entanto, para permanecer ou avançar de fase, é preciso que todos respeitem as regras, como higienização das mãos, uso de máscara e evitar aglomerações.
Caso constate o descumprimento das medidas exigidas pela Prefeitura na fase amarela do Plano São Paulo, os fiscais da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico podem lacrar o estabelecimento.
O que nos indigna é ver que essa hipocrisia de fiscalização, não se estendem a bairros da periferia, onde vemos crianças e adolescentes livremente sem máscaras se expondo com pipas pelas ruas, bares sem controle com forrós e pancadões! Será que Osasco se resume somente ao centro? Revoltante!