Osasco promove ações de prevenção ao suicídio

Capa Cidades

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, dedicou o mês para a campanha “Setembro Amarelo”, com o slogan “Diga NÃO ao suicídio e SIM para a vida!”. Na quarta-feira, 25, o Centro de Formação de Professores sediou um ciclo de palestras e contou com a participação do prefeito Rogério Lins, acompanhado pelo secretário de Saúde, Fernando Machado, a secretária adjunta, Suzete Franco, além da vereadora Régia.
“Setembro Amarelo nos chama a atenção para pararmos com a correria do dia a dia e olharmos para a pessoa que está à nossa frente e escutá-la. Com uma palavra acolhedora, atenção, a gente consegue perceber se essa pessoa precisa de atenção especial e até médica. É por isso que estamos aqui, todos da Secretaria de Saúde, prefeito, Legislativo, atuando juntos para preservar vidas”, disse o secretário de Saúde, Fernando Machado.
O prefeito Rogério Lins relembrou a tentativa de suicídio ocorrida na terça-feira, 24, quando um rapaz tentou pular do Viaduto Reynaldo de Oliveira.
Lins confessou ter ficado emocionado com a situação. “Falando como prefeito, muitas pessoas pediram para eu não ir até lá, mas antes de ser político, eu sou pai, marido, filho e, principalmente, uma pessoa que se preocupa com o próximo. Cheguei a conversar com rapaz. Nós montamos uma equipe intersecretarias para atender esse caso e espero que ele saia desse quadro de depressão”, disse.
O prefeito também alertou as pessoas sobre o perigo das redes sociais. “Todos passam tanto tempo nos celulares, que não vêem o que se passa ao redor. O nosso posicionamento, a nossa forma de encarar, de acolher e de entender pode salvar uma vida. Tenho certeza que juntos podemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas próximas da gente”.
Rosana Terrabuio Marques e Satiro Márcio Junior falaram sobre a conscientização da sociedade em perceber os sintomas que levam ao suicídio, como a depressão, que envolve desde jovens a idosos. Eles também ensinaram mecanismos de comunicação para abordar esse público, como saber ouvir atentamente, entender os sentimentos da pessoa (empatia), dar mensagens não-verbais de aceitação e respeito, expressar respeito pelas opiniões e valores, conversar honestamente e com autenticidade, mostrar sua preocupação, cuidado e afeição.
Nesta sexta-feira, 27/9, acontece a “Caminhada pela vida”, com saída do CAPS Adulto III Felício Gaspar (Avenida Sport Club Corinthians Paulista, 191, Km 18), às 9 horas. Haverá apresentação de sarau e distribuição de material do Centro de Valorização da Vida (CVV).

 

Osasco oferece diversos serviços de atendimentos psicossociais nas unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS):

CAPS Adulto III Felício Gaspar
Av. Sport Club Corinthians Paulista, 191 – Km 18 Telefones:  3682-7278/ 3681-9254
Atende usuários com transtornos mentais graves e persistentes, a partir de 18 anos. Acolhimento: portas abertas, não é necessário encaminhamento

CAPS Infantojuvenil Liliane Alves Dias
Av. João Batista, 1071 – Centro
Telefones: 3692-8812
Atende usuários com transtornos mentais graves e persistentes até 18 anos. Acolhimento: portas abertas, não é necessário encaminhamento

CAPS II Álcool e Drogas
Rua Anhanguera, 348 – Piratininga. Telefone: 3687-8549
Atende usuários em uso abusivo de álcool e outras drogas e com transtornos mentais decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Acolhimento: portas abertas, não é necessário encaminhamento

188 – COMO VAI VOCÊ?
Serviço de apoio emocional e prevenção ao suicídio. As pessoas que sentirem necessidade de conversar anonimamente e expor seus sentimentos pode contar com o “Como Vai Você”, serviço de atendimento gratuito, criado pelo Centro de Valorização da Vida, que atende 24 horas por dia, através do telefone 188.

 

Um anjo no momento certo

Na última terça-feira, 24, uma situação chamou muito a nossa atenção e gostaríamos de compartilhar com nossos leitores. Como é sabido por parte da população, um rapaz tentou se jogar do Viaduto Reynaldo de Oliveira, muitos conhecem este local como ponte metálica, diante de tal fato apareceu uma jovem que deu uma lição de vida em muitos espectadores da tal situação.
A jovem que se chama Ana Paula desceu do seu ônibus, pediu para que todos, guardassem os celulares e rezassem. A fé daquela garota e de todos que estavam ali foi tão forte que o rapaz desistiu em dois minutos.
Através deste ato, a moça nos mostra que nem tudo está perdido em nossa sociedade, que possamos refletir sobre esta situação e que possamos ficar mais próximos de nossos irmãos, dar mais valor ao que realmente importa. Parabéns Ana Paula, não conhecemos você pessoalmente, mas te admiramos pelo grande ser humano que você é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *