Osasco se destaca na COP30 com ações de segurança alimentar, clima e sustentabilidade

Cidades

A Prefeitura de Osasco marcou presença na COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Belém (PA), entre 10 e 17 de novembro, e se destacou na agenda de segurança alimentar, clima e sustentabilidade. Durante o evento, o município apresentou iniciativas de combate ao desperdício de alimentos, agricultura urbana, adaptação climática, economia circular e políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A delegação técnica do Grupo de Trabalho em Mudanças Climáticas (GT Climático) de Osasco foi composta por representantes da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Sustentabilidade (SESAN), Setide, Semarh, Seplag e Secretaria de Serviços e Obras, incluindo o secretário executivo João Paulo Pucciariello Perez, que representou a cidade em debates, painéis e reuniões internacionais.

Compromissos globais e apresentação da Declaração de Intenções

Durante a conferência, Osasco apresentou a Declaração de Intenções da Agenda Municipal de Ação Climática, reforçando seu compromisso com ações de mitigação, adaptação e justiça climática. O documento destacou:

  • A participação oficial do município na COP30
  • A importância dos governos locais na agenda global do clima
  • A liderança de Osasco em projetos inovadores
  • A relevância da governança multissetorial
  • O protagonismo municipal no cumprimento dos ODS

Projetos e ações já implementados

Osasco apresentou uma série de iniciativas que vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos, entre elas:

  • Estudo de Adaptação Climática do CIOESTE (2022–2024), financiado pelo EUROCLIMA+, com participação de 12 municípios e da cidade de Córdoba (Argentina).
  • Identificação de riscos de inundação e seca, com elaboração de planos regionais de resiliência urbana.
  • 1º Inventário Municipal de Emissões de Gases de Efeito Estufa, em parceria com o ICLEI e apoio do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima.
  • Modernização da iluminação pública com lâmpadas LED.
  • Início da transição energética da frota municipal, com implantação de ônibus elétricos.
  • Ampliação de hortas urbanas e fortalecimento do Banco de Alimentos, referência no combate ao desperdício.
  • Inauguração do Centro de Apoio à Logística Reversa no Portal D’Oeste, reunindo Ecoponto, mini ecopontos e Central de Logística Reversa.
  • Expansão de pontos de descarte de resíduos especiais (pilhas, vidros, eletroeletrônicos, lâmpadas).
  • Implantação do programa Osasco Sem Papel, que digitaliza processos, reduz custos e aumenta a transparência.
  • Conquista do Certificado ODS – Selo Ouro, concedido pelo Instituto ODS.

Além disso, em parceria com o PNUD/ONU, o município desenvolve uma avaliação detalhada de riscos climáticos, com foco em populações periféricas e áreas mais vulneráveis aos eventos extremos.

Reconhecimento internacional

Osasco também integra redes e iniciativas globais de inovação climática e urbana, como:

  • Comitê Gestor da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA/MDS)
  • Projeto internacional Cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis (IFFD)
  • Declaração de Veneza
  • Cidade mentora no Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA)
  • Projeto internacional premiado “Território em Foco: Osasco pelo Clima”, vencedor no Climate Democracy Accelerator
  • Redes estratégicas: ICLEI, Frente Nacional de Prefeitos, ANAMMA, Pacto de Milão e OGP (Parceria para Governo Aberto)

Segundo o secretário executivo João Perez, “Apresentamos as ações já desenvolvidas pela Prefeitura, fortalecemos a articulação institucional e buscamos novas oportunidades e recursos para ampliar as iniciativas no território. Trazemos para casa aprendizados, parcerias, potenciais financiadores e soluções que ampliam a qualidade de vida da população.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *