A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com instituições e comunidade, preparou uma programação de carnaval especial para a cidade. Em vários bairros haverá os blocos de rua, levando divertimento às famílias.
Criados para o resgate do carnaval de rua, com marchinhas, os blocos seguirão uma programação de dias e também horários, para que um não interfira na agenda do outro, permitindo que os foliões conheçam um pouco mais sobre os blocos e também participem de todos.
A abertura oficial acontecerá no dia 8/2, das 14h às 18h, com o Circuito de Blocos no estacionamento da prefeitura, quando haverá participação de integrantes de todos os blocos da cidade. A participação é gratuita. É só chegar e se divertir.
Quem for participar dos blocos, há algumas dicas de segurança: evite levar documentos (opte por cópias) e muito dinheiro; mantenha o celular em local seguro; não abuse da bebida e, se beber, não dirija; caso esteja acompanhado pelos filhos, não esqueça de colocar pulseirinha com identificação, com nome/telefone dos responsáveis. Lembre-se também que na folia é preciso respeito e responsabilidade: use camisinhas e faça sexo seguro.
PROGRAMAÇÃO
8/2, das 14h às 18h
ABERTURA DO CARNAVAL
COM CIRCUITO DE BLOCOS
Participação de todos os blocos que farão a alegria dos osasquenses nos dias de carnaval. Os blocos, que estarão em vários pontos da cidade, vão resgatar o carnaval de rua. Para participar, é só chegar!
Local: Estacionamento da Prefeitura de Osasco (Rua Narciso Sturlini, s/nº – Vila Campesina)
9/2, das 10h às 18h
BLOCO DA CORUJA
Amigos do Vila Isabel se reuniam para jogar futebol e fazer samba. Essa rotina levou o grupo a frequentar a Escola de Samba Clara Guerreira. Com a extinção da Clara Guerreira, alguns integrantes decidiram fazer parte da Escola de Samba Rosas de Ouro e, após um período, optaram por criar o Bloco da Coruja, que é apadrinhado pela escola de samba.
Concentração: Rua General Newton Estilac Leal, 745 – Quitaúna
Percurso: Rua General Newton Estilac Leal/Avenida Pau Brasil/Avenida Marechal Edgar de Oliveira/Avenida dos Eucaliptos
Encerramento: Sede do time do Vila Izabel
15/2, das 13h às 22h
BLOCO DA ZIZI
Um dos mais tradicionais da cidade, deve reunir 600 pessoas neste ano. Depois de desfilar pelas ruas do Km 18, a festa termina com a suculenta feijoada preparada pela dona Zizi.
Concentração: Praça Joaquim dos Santos Ribeiro (Praça do Samba)
Percurso: Praça Joaquim dos Santos Ribeiro (Praça do Samba)/Avenida Comandante Sampaio/Avenida Imaculada Conceição/Rua Vitório Tafarelo/Avenida São Maurício/Avenida Hildebrando de Lima
Encerramento: Centro de Eventos Pedro Bortolosso (Avenida Visconde de Nova Granada, 513 – Km 18)
16/2, das 12h às 20h
BLOCO DOS PIRATAS QUITAÚNA
Fundado em 2011 por Ivan Cássio (in memória) tem como finalidade resgatar a cultura dos carnavais de rua, através das marchas, reunindo famílias, amigos e comunidade.
Concentração-Encerramento: Avenida Marechal Edgar de Oliveira, 280 – Vila Militar
Percurso: Avenida Marechal Edgar de Oliveira/Rua Jequié/Rua José Lourdes Cordeiro/Avenida Marechal Edgar de Oliveira
16/2, das 13h às 19h
BLOCO BALAIO MOLE
A origem está no jogo de futebol entre solteiros e casados, que acontecia em Osasco na década de 1980. O bloco nasceu em 2012.
Concentração-Encerramento: Rua César Abraão, 202 – Bela Vista
Percurso: Rua César Abraão/Entorno da Praça 8 de Maio
17/2, das 17h às 22h
BLOCO GRITO DO JEGUE
Criado em 2006 por iniciativa de artistas, professores e intelectuais, frequentadores do Jegues Bar, o bloco tem por objetivo exaltar as influências populares e culturais do carnaval junto à população.
Concentração-Encerramento: Avenida Tenente Avelar Pires de Azevedo – Centro
Percurso: Avenida Tenente Avelar Pires de Azevedo/Avenida Marechal Rondon/Calçadão da Rua Antônio Agú/Rua Fiorino Beltrano
18/2, das 10h às 12h
BLOCO CORES EM VOCÊ (BURJATO)
Trata-se de um projeto que emerge das oficinas terapêuticas do Núcleo de Convivência do CER II (Centro Especializado em Reabilitação Tipo II – Física e Intelectual). Surgiu em 2019, diante do desejo dos conviventes de participarem do carnaval de rua. O bloco atua com manifestações da cultura popular, trazendo o frevo, coco, maracatu, bonecos de Olinda e muito mais.
Concentração-Encerramento: Rua Thomas Antônio Gonzaga, 310 – Cipava
Percurso: Rua Thomas Antônio Gonzaga/Praça Antônio Alberto Garcia
20/2, das 14h às 16h
BLOCO PESTALOZZI DE OSASCO
Criado em 2016, o bloco é uma valiosa oportunidade para promover o acesso dos jovens atendidos à cultura, além de promover, de forma lúdica e divertida, o convívio da comunidade local com a diversidade.
Concentração-Encerramento: Rua Dionísio Bizarro, 415 – Jardim Ester
Percurso: Rua Dionísio Bizarro /Rua Giusepe Ferrari/Rua Dr. Alberto Schwitzer/Rua Fagundes Varela/Avenida Padre Vicente Melillo
21/2, das 14h às 17h
BLOCO CEU BONANÇA
Atividade era realizada junto aos frequentadores. Neste ano, serão convidados vizinhos e comunidade, pela primeira vez.
Concentração-Encerramento: Rua Antônio Jacinto Rangon, 45 – Bonança
Percurso: Rua Antônio Jacinto Rangon/Rua São Judas Tadeu/Rua Maria de Jesus Simas Rocha/Rua Ivone Mafra Pereira dos Santos
22/2, das 14h às 17h
BLOCO CEU 1º DE MAIO
Grupo também fará sua estreia no carnaval de blocos de Osasco neste ano.
Concentração-Encerramento: Rua Nelson Mandela, s/nº – Jardim Primeiro de Maio
Percurso: Rua Nelson Mandela/Rua Renato Russo/Rua Dezenove de Abril
23/2, das 14h às 19h
BLOCO BEIJO DE LÍNGUA
Com o objetivo de levar mais entretenimento e diversão às famílias da comunidade, o Instituto Agarrando a Chance e alguns moradores do Jardim Canaã criaram o bloco.
Concentração: Avenida Divino Espírito Santo, 119 – Jardim Canaã
Percurso: Avenida Divino Espírito Santo/esquina com as ruas São Cristovão e Filipenses
25/2, das 15h às 18h
CORDÃO CARNAVALESCO BELA ÉPOCA
O bloco surgiu com a intenção de manter viva a tradição dos antigos carnavais. Sempre às terças de carnaval, os integrantes com fantasias, confetes e serpentinas levam marchinhas e sambas para os frequentadores da Associação Comunitária dos Idosos do Município de Osasco (ACIMO), onde realiza um baile à moda antiga.
Concentração: Sogiza (Associação Amigos do Jardim Adalgiza) – Avenida Radialista Manoel da Nóbrega, 815
25/2, das 16h às 20h
BLOCO DE CARNAVAL OSASKAALHO
Grupo foi criado em 2020 e faz sua estreia no carnaval de blocos de Osasco.
Concentração: Avenida Brasil, s/nº – Rochdale (Parque Nelson Vilha Dias)
29/2, das 13h às 19h
BATERIA DE OURO 18K
O bloco integra um projeto social, que inspira e ensina crianças, jovens e adultos a praticarem instrumentos de percussão, e conta com um grupo de ritmistas com 30 componentes. A formação do bloco é voluntária e o idealizador é o mestre Rogério (Banana).
Concentração-Encerramento: Praça Antônio Viana de Oliveira (altura do nº 567 da Avenida General Florêncio)
Percurso: Praça Antônio Viana de Oliveira/Rua José Lourdes Cordeiro/Avenida Marechal Edgar de Oliveira/Avenida Washington Luiz/Rua Nossa Senhora da Conceição Aparecida/Avenida Marechal Floriano Peixoto
8/3, das 11h às 20h
BLOCO CARNAVALESCO MORE FYA CLUB
Criado em 2020, o bloco é composto por artistas, produtores, seletores e simpatizantes da cultura Reggae e Dancehall, com o objetivo de trabalhar a temática da música Reggae junto ao carnaval de rua e suas influências populares e culturais. O bloco será liderado pelo cantor Emcee Lê, tocando o repertório que simboliza a fusão cultural entre Brasil e Jamaica e dando ritmo ao primeiro Carnareggae.
Concentração-Encerramento: Parque Municipal Manoel Manzano (Rua Sérgio Pompeu, s/nº – Metalúrgicos)
Percurso: Rua Sérgio Pompeu/Rua Espedito Ezidio Andrade/Rua João Salustiano Teixeira Bueno/Rua Joichi Yamaji
Sr Rogério Lins ,e uma pouco vergonha o Sr está vendo com todas estas tragédia de enchentes ,destas doenças ,aparecendo ,Eno Sr ainda autorizar está putaria de carnaval .toma vergonha na cara ,e para já este carnaval ,nós não estamos em clima de festa não estamos todos a nação correndo riscos de vidas , e este povo pensando em festas , abra os olhos Sr prefeito de Osasco…
A gosto para todos, também não curto Carnaval, mas pra que gosta é um divertimento; há exageros concordo, porém a vida é feita de alegrias e tristezas. Vamos cultuar a alegria.
ET. Não sou eleitor do Rogério.
Não creio ser o prefeito sem vergonha ,não tenho motivo nenhum em defender a pessoa dele.Quem tem que ter mais entendimento ,somos nós o povo,que deixamos estas festas populares,os campeonatos de futebol ,paradas em geral, nos manipular,nos coagir,enquanto nos divertimos, os interessados em nossa cegueira social,se ducertem com aumentos abusivos de trabsportes,combystiveis,agua,luz, entre outros.