O administrador e professor osasquense Aldo Valentim foi convidado para o Conselho de Administração da TV Cultura, pela Secretaria de Estado da Cultura como indicado do governo estadual. A votação que referendou Valentim ocorreu na última quarta-feira, contando com apoio de diversos nomes relevantes do meio político e cultural do país.
Aldo Valentim tem mais de 20 anos na gestão pública e já atuou nas áreas de planejamento, artes, cultura, educação e economia criativa. Foi Secretário Nacional de Economia Criativa no governo federal entre 2020 e 2022, período em que ficou responsável também pela implementação da Lei Aldir Blanc. Durante o período que Regina Duarte atuou como Secretária Especial, Valentim era seu braço direito e, devido à sua capacidade técnica e respeito na capital federal, permaneceu no cargo ao longo da gestão do agora deputado federal Mário Frias.
Com perfil técnico, Valentim foi secretário adjunto da Cultura da cidade de São Paulo durante a gestão de Bruno Covas, Coordenador Estadual de Planejamento e Avaliação, na gestão do Governador Márcio França (2018) e Coordenador Estadual de Financiamento à Cultura na gestão Geraldo Alckmin (2016-2018). Com currículo extenso na administração pública, Aldo Valentim integrou equipe de diversos ex-ministros de estado, tais como Cláudia Costin, Clóvis Carvalho e Andrea Matarazzo. Mantém também uma sólida carreira acadêmica, já tendo sido pesquisador visitante na Universidade de Haifa em Israel, professor e coordenador de cursos de pós-graduação em gestão do Senac, professor da Uninove e atua como coordenador acadêmico da Faculdade Fadiga, coordenando os cursos de Administração de Empresas e Gestão Hospitalar.
De família humilde oriunda de Santa Catarina, negro e com uma história de superação, Aldo Valentim nasceu e cresceu no bairro Helena Maria, zona norte de Osasco. É filho do sindicalista Luiz Cândido Valentim, do Sindicato dos Motoristas de Ônibus de Osasco e Região. É formado em Relações Internacionais, mestre em artes pela Unicamp e mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV-EAESP.