Semana Santa além da sua importância religiosa, eleva também nossos pensamentos a outras tradições gastronômica desses dias, que nos acompanham desde a infância. Comer peixe na Sexta-Feira Santa, por exemplo, ou mesmo, os Ovos de Páscoa no domingo. Todos tem uma recordação afetiva desses dias.
Porém , nesses tempos de preços nas nuvens e dificuldades financeiras, o que fazer para que esses dias sejam mais, digamos, saborosos?
A primeira e principal saída é, pesquisar, pesquisar e pesquisar.
Mas quero deixar aqui, uma sugestão econômica, diferente e saborosa que pode deixar o seu almoço de Páscoa mais gostoso.
A Paella Caipira!
Quando comecei a preparar esse prato no Buteco e Galeria do Nei, não imaginava duas coisas. Que já existia e que faria tanto sucesso.
Pensei numa receita que fizesse o contra ponto da Paella de Frutos do Mar. E a pessoa que não come os ingredientes do mar, o que faz? Porque não fazer uma com coisas da terra? E assim caí em ideias e criei a minha receita. Foi um sucesso.
Pouco tempo depois, uma cliente me ligou para cozinhar num evento na casa dela e passei meu cardápio. Ela ficou feliz quando viu entre as opções, a Paella Caipira e me disse que é um prato tradicional da cidade dela, Rio Claro. Fiquei surpreso e como sou curioso, fui pesquisar e vi que realmente ela é muito consumida em Rio Claro, São Carlos, Rio Preto e outras cidades do interior paulista.
Se você fizer uma breve pesquisa, verás que existem inúmeras receitas desse prato. E eu também tenho a minha, com mais de 20 ingredientes. E vou contar pra vocês.
Primeiro eu frito carne de porco, carne de frango, linguiça toscana e linguiça calabresa no azeite, com cebola e alho. Adiciono água e tempero com açafrão e chimichurri e acerto o sal. Quando levantar fervura, coloco legumes “duros”, aqueles que demoram um pouco para cozinhar, como cenoura, quiabo, abóbora, por exemplo. Quando estiver ao dente, adiciono o arroz parboilizado e os outros legumes e vegetais, como brócolis, abobrinha, couve-flor, repolho, repolho roxo, couve manteiga, acelga e cogumelos. Quando o arroz secar e tiver tudo no ponto, eu decoro o prato com palmito, milho verde, ovo de codorna ou ovo de galinha, cheiro verde, tomatinho cereja e pimenta dedo de moça, azeitonas, pimentão vermelho e amarelo.
Você pode estar pensando, caramba são muitos ingredientes! Mas esse é o detalhe. Um pouco de cada faz com que a receita fique mais em conta, mesmo com a alta dos preços. A carne, por exemplo, você pode usar pernil picado, frango a passarinho ou coxa e sobrecoxa fatiada, carnes que estão mais em conta. E a maioria dos outros ingredientes você encontra nas feiras livres, o que já faz uma grande diferença.
Ah, e pra quem é vegetariano, é só excluir as carnes e você terá um outro prato a Paella Vegetariana. Outra delícia!
Então fica aí a dica e se você preparar me manda foto para eu postar nas minhas redes.
Até a próxima e uma semana abençoada para todos. Boa Páscoa!
Como sempre o grande Artista bela criatividade parabéns e sucesso Alê