A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Prefeitura de Osasco entregou sábado, 11/11, as obras de revitalização do Parque Ecológico e Borboletário Ana Luiza Moura Freitas, no Jardim Piratininga (Rua dos Hebreus, 111), zona Norte da cidade.
O espaço recebeu, entre outras benfeitorias, nova pista para caminhada, troca de alambrado, paisagismo, plantio de mudas de Ipê Amarelo, novo playground, e um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para onde os munícipes podem levar objetos para reciclagem, como garrafas pet, vidro, lata, embalagem tetra pak, e papelão.
Participaram do evento o prefeito Rogério Lins, os secretários Cláudio da Locadora (Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Sérgio Di Nizo (Governo), Ribamar Silva (Casa Civil) Marcelo Couto (Família, Cidadania e Segurança Alimentar), Waldyr Ribeiro (Obras), José Carlos Vido (Assistência Social) e vereadores da base do governo, além de moradores e frequentadores do parque.
Lins agradeceu a todos os trabalhadores que nos últimos meses atuaram na reforma do parque e conclamou às famílias a zelarem pelo espaço. “Estamos revitalizando todos os parques e praças esportivas da cidade para que as famílias tenham locais em boas condições de uso. Mas é preciso que todos colaborem e ajudem a preservar os equipamentos e as áreas verdes”, disse.
Entre outros espaços esportivos e parques revitalizados e entregues recentemente estão o Poli Ayrosa (Vila Ayrosa) e o Parque da Fito (zona Sul), que passaram por ampla reforma e receberam novos equipamentos, como academia ao ar livre e novo paisagismo.
Durante o evento, o prefeito citou outras benfeitorias realizadas pela prefeitura na zona Norte, como a entrega do Mundo da Criança (creche para 1.300 crianças), construção do Hospital da Criança e da Mulher (obras em andamento), revitalização do campo do Flamenguinho, com instalação de gramado sintético, ambos no Jardim Piratininga, e canalização do córrego na divisa entre o Jardim Rochdale e o Jardim Aliança.
Borboletário
O borboletário (visitas de terça a sábado das 10h às 16h) conta com viveiro e reúne 12 espécies de borboletas, como Caligo illioneus (borboleta coruja), Danaus plexippus (borboleta-monarca), Methona themisto (borboleta jurubeba) e Hamadryas februa (borboleta estaladinha), entre outras. Visitas com grupos de 10 ou mais pessoas devem ser agendadas com 15 dias de antecedência. Outras informações pelo telefone (11) 3602-1014.