Piloto de Carapicuíba vence o BMX estilo livre do Verão Espetacular

Capa Cidades

Com direito a muitas manobras radicais e voos, Gustavo Bala Loka se sagrou o campeão do BMX Estilo Livre, o primeiro evento do Verão Espetacular. Neste domingo, a cidade de Carapicuíba recebeu o evento em em uma pista criada pela comunidade que se tornou o celeiro dos principais atletas do país. O evento foi marcado também pela queda de Leandro Overall na segunda volta, mas o piloto, que saiu de maca da pista, passa bem.

Com a nota de 88,20 na primeira volta, o piloto cria de Carapicuíba venceu pela primeira vez o evento, deixando para trás o argentino Gabriel Chaves (87,97), e Cauan Madona (87,10).

Com oito finalistas, as regras para decidir o campeão foram bastante simples: cada piloto tinha três voltas e a melhor nota faturava o título. Cada descida foi avaliada por cinco juízes, que julgaram os seguintes critérios: estilo, dificuldade da manobra, e fluidez nos saltos. A terceira volta acabou não acontecendo porque uma chuva começou a cair e deixou a pista perigosa.

Gabriel Durace foi o primeiro dos oito finalistas a entrar na pista e já levantou a galera das arquibancadas, com 76,17 como primeira nota. Mauro Júnior veio na sequência e caiu da bike, mas saiu ileso. Paulo Saçaki, terceiro na pista, também acabou caindo da bike após tentar um double back flip. Cauan Madona assumiu a ponta com belas manobras, somando 85,00 na primeira descida. Gustavo Bala Loka, uma das promessas do BMX brasileiro, também chegou criando expectativas. Com manobras radicais, também agradou a torcida e fez 88,20, a melhor nota da primeira volta. O argentino Gabriel Chavez, que foi o melhor nas eliminatórias, comemorou muito a primeira volta com 87,97. Felipe Manerim caiu na última manobra, quando tentava um cash roll, e chegou a 80.00 pontos. Competindo em casa, Leandro Overall encerrou a primeira volta com 83,53.

O momento mais tenso da competição aconteceu quando Leandro Overall caiu da bike ao tentar um double tailwhip e bateu o rosto no chão. O piloto precisou ser socorrido pelos bombeiros e saiu da pista de maca, mas consciente. Depois, ele correu para cumprimentar todos os outros pilotos e mostrou que estava vem, pedindo para continuar a disputa.

Após duas descidas, Bala Loka ainda liderava com a nota da primeira volta. A chuva começou a cair em Carapicuíba pouco antes da terceira e última volta e o evento foi encerrado, dando a Bala Loka o trofeu de campeão. Na próxima semana, o skate invade o Verão Espetacular.

– Choveu todos os dias, quase todo mundo caiu, eu também caí na segunda volta. Acho que nessa terceira todo mundo iria para o “arregaço”, mas a chuva veio. Estou muito feliz em estar com meus amigos, andar de bike. Agora embarco para um evento na Califórnia, volto em fevereiro para o Brasil e depois embarco para um treinamento focado no BMX park, pensando em Olimpíadas – analisou o campeão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *