Precisamos falar sobre Gordofobia

Colunistas Helena Custódio

Todos os dias, mulheres e homens gordos saem de casa, sabendo que vão enfrentar vários desafios: catraca no transporte público, cadeira nos escritórios, cadeira nos restaurantes e cinemas, os assentos dos aviões, provadores de roupas, aquelas malditas cadeiras de plásticos em salões de festa e até igrejas e etc… O que é pior: eles também sabem que serão as piadas, os julgamentos e os alvos de escuta de muitas pessoas que perdem peso.

Esse preconceito tem nome, você conhece?

                          GORDOFOBIA

Gordofobia é a aversão às pessoas gordas, fazendo com que se sintam inferiores aos outros, é preconceito, é uma forma de tratar mal, desmerecer, humilhar, ofender, características que indicam a gordofobia.

Todos os dias, milhares de pessoas gordas passam por esses e outros inúmeros constrangimentos, pessoas acima do peso ainda sofrem rejeição e preconceito de várias formas… Porque esse papo é tão sério que os padrões de beleza impostos e fortalecidos pela sociedade e pela mídia em geral sempre querendo impor o modelo de corpo “perfeito”.

E, como você já sabe, a figura perfeita aqui não significa que possa desempenhar todas as suas funções importantes. Em todos os momentos, você é cobrado para permanecer magro.

Como se só as pessoas magras pudessem estar bem relacionadas, ter um bom emprego, ser saudável, ser bonito e feliz. Isso que a mídia prega.

Vítimas do preconceito podem desenvolver distúrbios alimentares graves, como consumo excessivo de álcool, compulsão alimentar, bulimia, anorexia, depressão, crise de ansiedade até tentar suicídio.

Devido à falta de leis para regulamentar esse preconceito, e muitas vezes há programas de TV e filmes em que pessoas que atuam com sobrepeso se tornam objeto de provocação, ofensas e piadas. GORDOFOBIA de ódio se tornou tão arraigada na sociedade que às vezes você é gordofóbico sem perceber, pense nisso.

Aqui estão algumas dicas para evitar comentários e atitudes ofensivas:

  • Não use a característica física para identificar uma pessoa.

  • Ser gordo não tem nada a ver com ser preguiçoso. Não associe as duas características;

  • Não presuma que uma pessoa gorda é alguém que tenta emagrecer e está fracassando;

  • Evite frases como “você emagreceu e ficou bonito”. A beleza não está só na magreza e muita gente perde peso de forma pouco saudável, por causa de distúrbios alimentares ou até mesmo depressão;  Psiu, existem pessoas gordas bonitas

  • Evite termos dizer que rosto lindo você tem;

Eu Helena Custodio, Influencer Digital, body positivity e de empoderamento da mulher, nunca deixei de fazer alguma coisa por ser gorda, vou à praia e geralmente uso biquíni. Existem pessoas gordas em ótimos relacionamentos, felizes, sexy, charmosas, bonitas e saudáveis.

 Confesso que recebo todo dia mensagens de mulheres que sofrem GORDOFOBIA em casa, na rua, trabalho na rede social, até de  mães assustadas com a gordofobia que seus filhos sofrem na escola, tenho ouvido com uma certa frequência histórias de dor e sofrimento com meninas cada vez menores.

A discriminação e exclusão pelas diferenças sempre existiu, mas a intolerância ao corpo gordo e têm tomado proporções devastadoras na formação das crianças, quanto se exige desde muito cedo, um corpo que não se tem: o corpo magro, precisamos trabalhar a autoestima das nossas crianças para termos um futuro melhor,  com pessoas com a cabeça mais saudável.

GORDOFOBIA traz medos, traumas, até suicídios.

Temos necessidade de pautar as discussões dentro das escolas, espaços políticos, públicos, rede social  sobre a valorização das pessoas gordas, a humanização do atendimento na área da saúde e estruturas adequadas de equipamentos que não violentam o corpo dessas pessoas.

Como uma influenciadora me sinto responsável pelo empoderamento de mulheres humilhadas, excluídas, ofendidas. Quero ser um espelho e autoestima e amor próprio para pessoas que sofrem GORDOFOBIA, vejo todos os dias mulheres se libertando dessa opressão,  fico feliz quando entendem que ser feliz com o próprio corpo é Nosso Direito.

CONVIDO VOCÊS PARA NOS UNIR CONTRA ESSE PRECONCEITO CHAMADO GORDOBOFIA, DENUNCIE VAMOS MILITAR TODOS JUNTOS .

DIGA SIM ÀS DIFERENÇAS E NÃO AO PRECONCEITO.

44 thoughts on “Precisamos falar sobre Gordofobia

  1. Boa matéria vc arrasa ! Este assunto deveria ser mais discutido obrigada Helena amei

  2. Helena, sou sua fã. Tudo que vc diz, faz é sempre em prol do outro, digo de nos Gordas, lindas e maravilhosas , gracas a mulheres como vc. Parabéns e saiba que no Estado do Ceará, na Cidade de Fortaleza vc tem muitas admiradoras e fãs ‼️

  3. Vc falou tudo!
    Até a própria família tem preconceito conosco. Isso tem q acabar. Sabemos como somos e nos aceitamos assim.

  4. Parabéns, excelente matéria. Gordofobia é discriminação, ter uns quilos a mais não nos torna pessoas diferentes, somos tão especiais e elegantes como as magras. Parabéns mesmo. Um grande abraço a Helena Custódio.

  5. Muito triste ver que as pessoas não respeitam as outras só porque estão fora do padrão.
    Essa luta é diária, de todas nós mulheres gordas lindas.
    Precisamos nos amar sempre mais!

  6. Post muito esclarecedor! Muito bom alertar as pessoas sobre como evitar ter posturas preconceituosas! Arrasou

  7. Que texto maravilhoso, parabéns!!!
    Seja uma Gorda feliz e aprenda a valorizar casa pedacinho do seu corpo.

  8. Nossa que matéria maravilhosa, sensacional Helena. Realmente estamos juntas nessa! Essa matéria fala tudo sobre o que as pessoas estão sofrendo sem saber que podem lutar pelos direitos delas(e). “SOMOS GORDOS SIM E FELIZES TAMBEM” . Amei Helena … Parabéns!!!

  9. Que matéria maravilhosa,e bem explicativa sobre a gordofofia ,eu acho maravilhoso pois mostra como é sofrer com esse preconceito ,nessa sua matéria linda diva se explica e ajuda muito a quem estiver precisando ❣️

  10. Parabéns pela matéria e principalmente por apoiar tantas mulheres como eu. Obg por cada palavra hj em sinto muito acolhida por ter exemplos de mulheres lindad e fortes como vc. Bjs

  11. Muito importante informações primordiais para viver o hoje sem se odiar, não perca tempo de ser feliz . Se aceitar como é ser feliz com saúde que importa. Obrigada musa plus size com consciência políticamente correta na medida certa.

  12. É triste em Pleno Século 21 existir Preconceito, Gordofobia, Racismo.
    Deus Fala Amai Vos, Uns Aos outros Como Eu Vos Amei.

  13. Parabéns Helena Custódio, admiro muito seu trabalho, você me faz cada dia ser alguém melhor e não me frustrar com preconceito alheio. Obrigada por ser uma pessoa iluminada e nos presentear com matérias de conteúdo importante e essencial na vida de muitas pessoas e na minha também, sou uma das helenetes de alma e coração, tu tens meu amor e respeito eterno bjs.

  14. Ótima matéria, tudo explicado.
    O pior de sofrer a Gordofobia é quando vem da família mesmo

  15. Maravilhosa Helena Custódio, ser humano pelo qual possuo grande estima. Tudo o que você disse foi verdadeiro e parabénsss por de forma tão nobre ajudar inúmeras mulheres a se amarem como verdadeiramente são.

  16. Parabéns pela matéria minha linda, parabéns por ser esse ser iluminado, matéria linda demais ,muito bom termos pessoas assim como vc nos representando

  17. Amei a matéria,esta de parabéns helenaé muito preconceito contra os gordinhos,ja passei por muitos preconceitos entrei ate em depressao por nao conseguir emagrecer e ja presenciei ste em igreja exemplo preconceituoso contra o gordo.

  18. Tão importante falar sobre esse tema e como o preconceito mexe com a gente. Muiitas vezes ele também está no ambiente familiar. Parabéns Helena Custódio pela belíssima matéria

    1. Muito importante o tema , porque muitas vezes os comentário sempre parte das pessoas mais próximas , geralmente do nosso círculo de amizades.
      Preconceito realmente mexe com as nossas emoções., e muitas vezes causa traumas irreparáveis qdo não nos assumimos , Por isso temos q nos aceitar e empoderadar o maior número de mulheres.Sou sua fã.

  19. E com imenso prazer que leio esta materia referente a “gordofobia”. A Helena eh referencia em nos colocar p cima e nos tornar empoderadas com seus conselhos, orientacoes,estilo. Ela rh top demais! Gratidao Infinita! Bjos Plus Senior!

  20. Como diz a outra top, Fluvia Lacerda, GORDA NÃO É PALAVRÃO.

    Aliás, basta olhar pra nossa diva Helena Custódio, é MULHERÃO, isso sim!!!!

  21. Texto perfeito para dizer sobre o assunto e para reflexão da sociedade… Obrigada por esse trabalho maravilhoso!!!

  22. Vivemos em um mundo cheio de preconceitos e sim precisamos falar e gritar sobre esse tema, pois não é apenas o que veste ou o que as pessoas julgam e sim acessibilidade, parabéns por trazer esse assunto polêmico, falado, mas não tratado na forma como deve realmente acontecer, que possamos voltar ao um mundo sem mimimi e com muito respeito ao próximo.

  23. Excelente matéria minha diva!!!
    É um assunto que infelizmente muitos acham que fazemos apologia ao gordo, porque ele não consegue emagrecer. Hipocrisia desses, pois hoje quem quer emagrecer, emagrece, pois existe várias formas e meios para isso.
    Parabéns por esta matéria maravilhosa, construtiva, edificante, uma explosão.
    Como sempre arrasando e ajudando a cada um, não só do meio Plus Size, mas também a todos (magros, baixos, deficientes, negros, pardos, brancos, índios, anã, altos, etc…) que por essa sociedade são excluídos, mesmo precisando de cada um de nós.
    Que Deus te abençoe hoje e sempre minha Diva, Mãezona das Gordas lindas e maravilhosas. Tenho orgulho de ser uma Helenete.
    Bjsss…te amo!

  24. Parabéns Helena custodia por aboda esse assunto tão difícil que a gordofobia , já passei por muito preconceito , você faz um trabalho maravilhoso tenta mostrar outro lado da gordofobia . .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.