Prefeito e deputados da região repudiam falas de Arthur do Val

Destaque Política

Arthur do Val, que era pré-candidato ao governo de São Paulo, (após a repercussão do caso, ele renunciou a pré-candidatura) foi à Ucrânia em meio ao conflito instaurado no país e chegou a postar uma foto nas redes sociais onde estaria ajudando a produzir coquetéis molotov para o combate contra os Russos. Ao deixar o país, na fronteira com a Eslováquia, o deputado enviou um áudio a amigos, elogiando a beleza das refugiadas. Em seguida, afirmou que pretende voltar ao Leste Europeu e disse que as mulheres são “fáceis” por serem pobres.

“Assim que essa guerra passar eu vou voltar pra cá. E detalhe, elas olham. E são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de minas e é inacreditável a facilidade”.

Ele descreveu a fila dos refugiados da Ucrânia como superior, em termos de aparência, à “fila da melhor balada do Brasil na melhor época do ano”. Além disso, disse que a recepcionista do hotel onde ficou hospedado teria “dado em cima” dele. “Meu Deus, não é possível que isso está acontecendo”, afirmou em seguida, em tom de admiração.

O primeiro que se pronunciou foi o Deputado Ataíde Teruel (Podemos) em nota, o parlamentar deu nota zero para Arthur do Val.

“Foi com sentimento de muita indignação que ouvi as declarações sexistas do Deputado Estadual Arthur do Val sobre as mulheres ucranianas. Dentre as inúmeras bobagens ditas pelo Deputado, uma delas me causou mais repulsa: “Elas são fáceis porque são pobres”.
Essa atitude sexista em relação às mulheres ucranianas, de total desamor e falta de respeito com um povo que está passando pelo maior pesadelo que existe é de uma desumanidade sem precedentes. Ainda mais nesta próxima semana quando se celebra o Dia Internacional da Mulher, exatamente para chamar nossa atenção sobre a fragilidade e o machismo que ainda imperam em nossa sociedade. Caro Deputado Arthur do Val: o senhor desonra o parlamento do qual faz parte e todos os votos que o elegeram. Nota zero para o senhor!”.

Igor Soares (Podemos), prefeito de Itapevi, também criticou o deputado Arthur do Val. “Quando foi decidido pela filiação do @arthurmoledoval – Mamãe Falei no @podemos19 , imediatamente sai da presidência estadual do partido por não concordar com a postura deste parlamentar. Agora, ao ter acesso a possíveis áudios do deputado sobre mulheres ucranianas, tenho convicção que fiz a melhor escolha. Repudio as declarações divulgadas pela imprensa. Lamentável a atitude do parlamentar que nunca teve o meu apoio e agora muito menos. Mais respeito, por favor!”.

A presidente nacional do partido Podemos e deputada federal Renata Abreu que tem forte atuação na cidade de Osasco e região também ficou indignada com os áudios do deputado.

“Gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro País, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra. O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em voo.”

Emídio de Souza (PT), deputado estadual também emitiu uma nota sobre o caso. “É asqueroso o áudio do deputado Arthur do Val. Estou protocolando uma representação no Conselho de Ética da Alesp por quebra de decoro parlamentar. Essa violência de gênero e misoginia não pode ficar impune.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *