Prefeitura de Osasco inaugura Ecoponto do Jd. Baronesa

Cidades Destaque

Equipamento de gerenciamento de resíduos é o quinto do município. Prefeitura ainda deve inaugurar nos próximos meses as unidades da Vila Pestana, Cidade das Flores e Jd. Veloso

Na última segunda-feira (26), a Prefeitura do Município de Osasco (PMO) entregou o novo Ecoponto do Jd. Baronesa. Localizado na Rua Duke Ellington, 360 (ao lado da Academia de Lutas), a nova unidade é a quinta da cidade e a terceira da zona norte. Os bairros do Jaguaribe, Novo Osasco. Helena Maria e Mutinga já contam com Ecopontos há alguns anos. 

Os ecopontos são espaços preparados para o recebimento, armazenamento e destinação correta de materiais, como pequenos volumes de entulho de obras e reformas, restos de podas de árvores e serviços de jardinagem, madeiras, móveis velhos e eletroeletrônicos, além de materiais recicláveis.

Os ecopontos não recebem lixo comum ou domiciliar. Os equipamentos contam com profissionais que orientam os usuários, e controlam e separam os materiais, que são encaminhados para que recebam o tratamento adequado. Diariamente, profissionais com veículos apropriados realizam a coleta e transporte desses resíduos. Os materiais recicláveis, por exemplo, são encaminhados às cooperativas de catadores que mantém parceria com a prefeitura, fortalecendo a coleta seletiva, e a geração de emprego e renda para as famílias beneficiadas.

O prefeito Rogério Lins, presente no ato de inauguração, lembrou que o primeiro Ecoponto entregue à população sofreu resistência por parte de alguns por acharem que se tratava de um local de descarte de lixo. “Lá no Jaguaribe, por exemplo, você pode querer tirar qualquer coisa, mas vai mexer no Ecoponto pra você ver! Você compra uma briga”, brincou Lins. De acordo com o secretário de serviços e obras, Waldyr Ribeiro Filho, este é o primeiro de quatro unidades a serem entregues ainda neste semestre. “Além do Baronesa, Cidade das Flores, Vila Pestana e Veloso também ganharão um Ecoponto em breve. Com esses novos equipamentos, vamos duplicar o número de Ecopontos na cidade”, completou Ribeiro.

As chaves do Ecoponto do Jd. Baronesa foram repassadas às mãos de Vinicius Aiello, supervisor de operação da EcoOsasco Ambiental S/A, concessionária dos serviços de limpeza pública e nova gestora e operadora do equipamento. De acordo com a Diretoria Geral de Gestão de Resíduos (DIGRES), a Secretaria de Serviços e Obras também trabalha nos projetos das unidades de Presidente Altino, Jd. D’abril, Primeiro de Maio, Jd. Belmonte, Miguel Costa e Jd. Conceição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *