Depois de iniciar as reformas dos Ecopontos do Jd. Novo Osasco, Jaguaribe e Helena Maria, a Prefeitura de Osasco deu início às obras de reforma da unidade localizada na Av. Ônix, nº 783, entre o Jd. Mutinga e a Vila Ayrosa. No escopo da obra estão o reforço nas instalações de segurança, reforma das estruturas físicas, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, pintura geral, implantação de iluminação do pátio de serviços, reforma do pavimento e paisagismo, dentre outros.
A unidade inaugurada em 2018 é a maior e uma das mais movimentadas, e precisava de manutenção e melhorias em sua infraestrutura há algum tempo.
Os Ecopontos são unidades de recebimento, triagem e armazenamento temporário de materiais, como pequenos volumes de entulho (até 1m³ por CPF e placa de veículo), restos de podas de árvores, madeiras, móveis velhos, linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar, etc.), eletroeletrônicos e recicláveis (embalagens plásticas, de vidro e alumínio; papel e papelão; metais, etc.).Todos os materiais, segundo a Diretoria Geral de Gestão de Resíduos (DIGRES), são destinados de forma correta e ambientalmente adequada.
Ainda de acordo com a DIGRES, os recicláveis são todos encaminhados às cooperativas de catadores da cidade. De acordo com Oscar Buturi, Diretor Geral de Gestão de Resíduos, “os Ecopontos são estruturas importantes para ajudar no combate ao descarte irregular de entulho e outros materiais em vias públicas, córregos e rios. Estamos trabalhando para aperfeiçoar as unidades existentes, com reformas e melhorias estruturais, e também já demos início à construção de cinco novos Ecopontos. O plano é construir uma rede de Ecopontos no município que atenda a todas as regiões”, comentou Buturi.
Segundo o secretário municipal de serviços e obras, Waldyr Ribeiro Filho, “os Ecopontos em obras que deverão ser inaugurados em breve estão na Cidade das Flores, Vila Pestana, Jd. Veloso, Jd. Baronesa e Rochdale. A unidade de Presidente Altino também deverá ter obras iniciadas nos próximos meses. Temos contado com o entusiasmo e apoio irrestrito do prefeito Rogério Lins e seu governo, e isso tem sido fundamental para avançarmos nessa política pública que tanto interessa à coletividade”, afirmou Ribeiro.
A Secretaria de Serviços e Obras (SSO) também informou que, na medida que os Ecopontos tiverem suas obras concluídas, um novo horário de funcionamento passará a ser obedecido, das seis da manhã às dez da noite (06h00 – 22h00). Essa nova regra já vale para a unidade do Jd. Novo Osasco, e o principal objetivo é facilitar o acesso dos munícipes a um serviço tão importante para a municipalidade.
lServiços
lEcoponto Jd. Mutinga
Av. Ônix, 783
lEcoponto Helena Maria
Av. Walt Disney, esquina com a
Rua Belmiro Alves de Souza
lEcoponto Jd. Novo Osasco
Rua Theodoro de Souza Brandão, 1.020
lEcoponto Jaguaribe
Rua Fernando Miolin Filho, 150 (esquina com Av. José Júlio)
Em breve:
lEcoponto Cidade das Flores
Av. Ipê (esquina com Travessa Saicanga)
lEcoponto Vila Pestana
Rua José Antônio Augusto (ao lado do campo de futebol
lEcoponto Jd. Veloso
Rua Dr. Armando Anjo Corrêa Filho (esquina com Rua Dr. Edmundo Amaral)
lEcoponto Jd. Baronesa
Rua Duke Elington (ao lado da Academia de Lutas)
lEcoponto Rochdale
Rua Luiz Rink (esquina com Rua Cassiterita)