Prevista para acontecer entre 21 e 25 de outubro, esta será a quarta edição da Semana Lixo Zero do município. O destaque ficará por conta da participação das escolas estaduais de período integral.
Criada pela Lei Municipal Nº 5128/2021, a Semana Lixo Zero visa promover o debate e a reflexão a respeito dos hábitos de consumo e o descarte correto dos resíduos, com o incentivo a não geração, redução, reutilização e a reciclagem. Também é objetivo do projeto o estímulo à economia circular, expressão ainda pouco conhecida da maioria, mas presente na vida de todos, segundo o arquiteto e Diretor de Gestão de Resíduos, Oscar Buturi. “É nossa missão despertar a atenção das pessoas quanto à importância da economia circular, que nada mais é que fazer retornar ao setor produtivo os resíduos gerados pelas atividades humanas, em vez de descartá-los em aterros, que deveriam receber apenas o que chamamos de rejeitos, ou seja, aquilo que ainda não se pode reaproveitar. A economia circular é muito mais inteligente, responsável e preserva o meio ambiente”, destacou Buturi.
De acordo com a Diretoria Geral de Gestão de Resíduos (DIGRES), departamento vinculado à Secretaria de Serviços e Obras (SSO), nesta edição estão previstas palestras em dez escolas estaduais de período integral, além de ações de revitalização de pontos viciados de descarte irregular de resíduos. Outra novidade, segundo a DIGRES, é a participação de empresas de logística reversa sediadas na cidade, que desenvolverão atividades em escolas da zona norte, com seus próprios profissionais.
Para a gerente de planejamento da DIGRES, Marcela Cerqueira, “o principal objetivo é construir e estreitar relações com a sociedade, já que a responsabilidade pelos resíduos gerados é de todos e não apenas do poder público, como muitos imaginam. É o princípio da responsabilidade compartilhada”, pontuou Cerqueira.
A Prefeitura de Osasco informou, ainda, que a abertura da Semana Lixo Zero 2024 deverá acontecer nas dependências da ETC Dr. Celso Giglio, na Vila dos Remédios, e também conta com a participação e apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA.
Impactante a foto que ilustra a matéria. Parabéns. Dá para fazer muitas leituras a partir dela, em especial acerca dos males do mundo moderno. Lembra também o clipe da música “Repetition”, do conjunto Information Society, que foi um sucesso no Brasil nos anos 80 – é uma lembrança marcante da infância.