Prefeitura de Osasco se reúne com condomínios para melhorar coleta seletiva

Cidades Destaque

Na última quinta-feira, 10, técnicos da Diretoria Geral de Gestão de Resíduos (DIGRES), vinculada à Secretaria de Serviços e Obras da Prefeitura de Osasco, se reuniram com síndicos e representantes da direção dos residenciais Innova São Francisco e Innova Blue, localizados no Jd. Umuarama, zona sul da cidade.

Segundo a Secretaria de Serviços e Obras, o encontro faz parte de uma nova abordagem da administração para realizar um diagnóstico da produção de resíduos no município e auxiliar a prefeitura na compreensão de como os condomínios estão tratando o tema. 

Com a verticalização acentuada das últimas duas décadas, uma parcela expressiva da população passou a viver em condomínios, o que pode favorecer o gerenciamento desses resíduos; aumentar a produção e destinação ambientalmente correta desses materiais. 

Segundo a prefeitura, um ponto a ser destacado é a educação ambiental. O sucesso da coleta seletiva só é possível a partir da conscientização, pois é, antes de tudo, um ato individual. Dessa postura depende a qualidade dos materiais segregados, que vão gerar matéria-prima aos que lidam com esses recicláveis para compor sua renda.
Segundo o arquiteto Oscar Buturi, Diretor Geral de Gestão de Resíduos, a Política Nacional de Resíduos e o Novo Marco Regulatório de Saneamento Básico definem que apenas os rejeitos devem ser aterrados. A legislação também destaca a responsabilidade compartilhada como forma de enfrentar o desafio pela gestão responsável dos resíduos produzidos por toda a sociedade.  “Estamos conversando com representantes de condomínios e outros atores, com o objetivo de compreender melhor a realidade de cada um deles, suas principais dificuldades e se já existe alguma iniciativa em relação à separação de resíduos. Também sondamos a possibilidade de algum tipo de parceria para melhorar a quantidade e qualidade dos materiais”, informou Buturi. 

Para o engenheiro Waldyr Ribeiro, Secretário de Serviços e Obras, os vinte ecopontos que a prefeitura planeja entregar nos próximos meses e anos contribuirão para melhorar a coleta de materiais recicláveis. “A distribuição desses equipamentos no município deve facilitar o acesso da população a este serviço, que poderá destinar seus resíduos com a certeza de que serão tratados da forma correta,  retornando à economia e gerando emprego e renda”, afirmou Ribeiro.

Os ecopontos são pontos de entrega voluntária, onde as pessoas podem levar materiais, recicláveis, móveis e colchões, eletroeletrônicos e pequenos volumes de entulho provenientes de construção e reforma. O Prefeito Rogério Lins anunciou em outubro passado que deve entregar vinte ecopontos até 2024, sendo dez em 2022. Atualmente Osasco conta com quatro ecopontos e quatro mini ecopontos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *