Prefeitura realiza pesquisa sobre lixo de condomínio em Osasco

Capa Cidades

A Prefeitura de Osasco acaba de cumprir mais uma etapa do projeto de coleta seletiva em condomínios

Uma equipe de técnicos da administração esteve no Residencial Guimarães Rosa B nesta terça-feira, 12, para realizar o estudo gravimétrico, que consiste no exame detalhado para a caracterização física dos resíduos produzidos pelos moradores. Ele permite conhecer as principais características físicas dos resíduos produzidos em determinada localidade, identificando a porcentagem dos materiais existentes em sua constituição. O seu resultado pode ser utilizado para planejar as ações de educação ambiental e destinação final dos resíduos recicláveis.

A iniciativa teve o apoio e supervisão da engenheira ambiental Heydi Piteri, da Ubaê Consultoria Ambiental, especialista em projetos socioambientais. Piteri conheceu o projeto de coleta seletiva em condomínios de Osasco na oficina de resíduos sólidos promovida pelo SEBRAE-SP. Cooperados da Cooperativa de Catadores Coopertanuz, da zona norte, também participaram da atividade. Os materiais recicláveis coletados nos condomínios abastecerão as cooperativas da cidade, fortalecendo os projetos de cooperativismo.
De acordo com Paula Abreu, engenheira ambiental e Diretora de Tratamento e Destinação de Resíduos da Secretaria de Serviços e Obras, a pesquisa ajudará a melhorar o sistema. “O estudo gravimétrico possibilita conhecer e avaliar a qualidade e quantidade dos resíduos de determinada localidade. No caso do condomínio Guimarães Rosa, será fundamental para identificarmos os pontos onde se faz necessário aprimorar a separação, a forma de descarte e o direcionamento das ações de conscientização”, pontuou Abreu.

Segundo Heydi Piteri, a pesquisa é um importante instrumento de planejamento. “Com a coleta seletiva nos condomínios conseguimos aumentar mais de 70% os resíduos recicláveis, melhorando a qualidade de vida e saúde dos moradores. E através da gravimetria conseguimos dimensionar os tamanhos corretos dos contêineres e lixeiras necessárias”, afirmou Piteri. O serviço de coleta seletiva em condomínios tem previsão de início no próximo dia 18, e atenderá residenciais que participarão da primeira etapa do projeto. Segundo o arquiteto Oscar Buturi, Diretor Geral de Gestão de Resíduos da Prefeitura, nesta fase os condomínios serão estudados para melhorar o serviço. “O aperfeiçoamento do sistema depende de mudanças comportamentais e, em alguns casos, de adequações nas estruturas internas, como áreas de armazenamento dos materiais recicláveis e disposição para a coleta. Vamos monitorar os trabalhos em cada condomínio para atender a demanda com a maior qualidade possível”, comentou Buturi. A nova modalidade de coleta seletiva em condomínios foi anunciada pelo prefeito Rogério Lins em suas redes sociais na última semana. Lins também anunciou a construção de dez novos ecopontos em diversos bairros da cidade. Os condomínios atendidos nessa primeira fase do projeto são o Guimarães Rosa A, Guimarães Rosa B, Innova São Francisco I e II, Lorian Boulevard e Prime House Bussocaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *