Prefeitura se articula com condomínios para melhorar coleta seletiva em Osasco

Cidades Destaque

Técnicos da Diretoria de Gestão de Resíduos visitaram condomínio residencial no Parque Continental para conhecer sistema de coleta seletiva e propor parcerias.
 
Nesta sexta-feira, 29, técnicos da Diretoria Geral de Gestão de Resíduos (DIGRES), vinculada à Secretaria de Serviços e Obras da Prefeitura de Osasco, visitaram o Residencial Parque dos Carvalhos, na Av. Franz Voegeli, no Continental, para conhecer as instalações e verificar o modelo de gerenciamento dos resíduos, especialmente dos materiais recicláveis. A equipe foi recebida por Ivo Jatobá de Araújo, síndico do condomínio, que explicou o modelo existente. Uma estrutura fechada (lixeira) de alvenaria, dividida entre lixo comum e material reciclável, além de um container para vidros e outro recipiente para pilhas e baterias, formam a estrutura de armazenamento dos materiais. A coleta dos recicláveis é realizada por um senhor, que o faz três vezes por semana com veículo próprio. A mesma pessoa realiza a coleta em outro condomínio da região. De acordo com o síndico, o nível de engajamento dos moradores é bastante satisfatório, mas reconhece que sempre há aspectos a serem aperfeiçoados. “Os moradores já têm uma cultura de separação dos recicláveis, mas é comum encontrar falhas, como lixo orgânico entre recicláveis. A qualidade dos materiais separados pode melhorar ainda mais, por isso utilizamos nossas mídias internas para incentivar essa postura por parte dos condôminos”, disse Araújo. A visita da equipe da Diretoria de Gestão de Resíduos faz parte de um plano maior. O órgão trabalha na elaboração de um diagnóstico do setor, inédito na cidade.

Segundo Oscar Buturi, Diretor de Gestão de Resíduos, é a primeira vez que se realiza um estudo dessa natureza. “Uma parcela importante da população mora em condomínios. Saber como essas “ilhas” gerenciam seus resíduos é importante para compreender o cenário existente. Nosso plano é conhecer, também, todos os personagens que atuam no setor, sejam catadores, microempreendedores, cooperativas, empresas de sucatas (ferros-velhos), organizações sociais. Ainda de acordo com Buturi, a cidade de Osasco gera em torno de 800 toneladas de resíduos todos os dias. “Boa parte desses materiais deve retornar à economia. Organizar e incentivar essa cadeia produtiva é parte de nossa missão e a prefeitura está preocupada com esse tema”. Para o secretário de obras, Waldyr Ribeiro Filho, o desafio na gestão dos resíduos é de todos. “A prefeitura é um dos principais articuladores neste processo, mas essa responsabilidade é compartilhada e, portanto, de toda a sociedade. Estamos ouvindo vários setores e conhecendo a realidade de geradores, catadores, cooperativas e demais interessados. O saneamento básico ganha cada vez mais importância no Brasil e em Osasco não é diferente”, finalizou Ribeiro.
 
  

6 thoughts on “Prefeitura se articula com condomínios para melhorar coleta seletiva em Osasco

  1. Meu condomínio trabalha no mesmo sistema. Uma parceria seria extremamente importante por aqui. Somos 864 unidades, mais se três mil moradores. Contar com o apoio e incentivo da prefeitura faria toda diferença. Estamos localizados ao lado no novo parque do Flamenguinho, no Piratininga. Att, síndica

  2. Gostaria de deixar uma sugestão ao secretário, cuja responsabilidade sobre os Reciclados, a possibilidade de fornecer às pessoas tb dos bairros embalagens, sacos de lixos, e ou similares, afim de que nós possamos fazer a devida separação dos reciclados. No meu caso, faço separação de embalagens pets, papelão, alumínio e similares, a mais de 15 anos no rochidale e coloco em caixas, de papelão q procuro em super mercados. Obrigado

  3. Tem que estender pros bairros que tem muito a a ajudar nas coletas seletivas espalhando os lixeiras adequadas em pontos estratégicos nas avenidas,inclusive estamos muito atrasados nesse quesito.

    1. Nosso condomínio tem um sistema parecido, mas ainda muito falho. Tem alguns moradores que percebemos ter alguns moradores que não tem preocupação alguma em separar e até armazenar seu lixo corretamente. Essa equipe poderia vir nos fazer uma visita!!

  4. Concordo com vc Carlos. No meu bairro muitos separam o lixo orgânico dos recicláveis,porém acaba indo todos pra o caminhão de coleta geral. Antes tinha caminhão nas quintas feiras pela manhã pra coleta seletiva,apos a pandemia não vi mais.

  5. Concordo com vc Carlos. No meio bairro antes da pandemia tinha coleta seletiva,hoje não vejo mais.
    Muitos moradores separam o lixo orgânico do recicláveis mas acabam indo tudo pra coleta comum(aterro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *