Com 34 anos de profissão Kátia Regina Belido recebeu a Medalha Raposo Tavares e o Diploma Cidade de Osasco
Fotos: Robson Cotalt
O Plenário Tiradentes, na Câmara Municipal de Osasco, ficou lotado na noite desta terça-feira (15) para a entrega da Medalha Raposo Tavares e Diploma Cidade de Osasco à professora Kátia Regina de Oliveira Silva Belido.
A vereadora Ana Paula Rossi (PL), propositora das honrarias, contou com a presença da vice-prefeita, Ana Maria Rossi, que compôs a Mesa de trabalhos na noite de homenagens à profissional de educação física que tem mais de 34 anos dedicados a transformar a vida das pessoas, especialmente os alunos da terceira idade.
Servidora efetiva da Prefeitura de Osasco, Kátia Belido recebeu muitas homenagens, de quem estava presente e também através de um vídeo com depoimentos de seus alunos, de Osasco e de outras cidades do Brasil, que emocionaram a profissional.
“Que bom que nós formamos lembranças tão boas em nossa vida. A Kátia é essa pessoa que compartilha bons momentos e boas histórias com as pessoas. E é isso que vale a pena”, comentou Ana Paula Rossi.
Paulo Otávio, filho de Kátia, expressou o que todos os que usaram a tribuna e também os que não usaram, falaram sobre a professora de Educação Física. “Ela é uma profissional fora de série. Não penso em nenhuma outra pessoa que se dedica tanto ao trabalho quanto ela. Parabéns mãe por tudo o que você faz, não apenas pela sua família, mas também por todas as pessoas que passaram na sua vida, pessoas com você são muito raras”, comentou Paulo Otávio.
Vice-prefeita de Osasco e amiga da homenageada, Ana Maria Rossi, aproveitou a oportunidade para “falar com o coração” sobre a profissional que é admirada por tantas pessoas. “O trabalho que você faz principalmente com terceira idade é maravilhoso. Quero te parabenizar por tudo o que você faz pela cidade de Osasco, porque você é merecedora de todas as palavras ditas aqui”, disse Ana Maria, acrescentando que gostaria de participar da dança das cadeiras, atividade desenvolvida por Kátia com seus alunos da terceira idade.
“Nossas famílias tem uma história de vida de convivência, e para mim é uma honra estar como vereadora e poder proporcionar essa honraria a essa amiga e profissional que é fantástica”, comentou Ana Paula Rossi. “Eu sou a proponente da homenagem, mas todos os vereadores votaram favoráveis a essa homenagem”.
Ana Paula Rossi recordou do período em que foi secretária da Secretaria de Assistência Social e que contava com o suporte da professora Kátia para realizar eventos como o Fejati (Festival de dos Jogos Adaptados à Terceira Idade).
“Quero destacar o período da pandemia, quando a Kátia manteve o trabalho online com pessoas que não estavam acostumadas com o mundo virtual e ela foi muito paciente com os alunos, para que eles pudessem acompanhar as aulas”
Quando Ana Paula usava a tribuna para falar principalmente, do amor com que Kátia desenvolve suas atividades, Francisco Rossi, amigo da professora, chegou à solenidade emocionando Kátia Belido.
Francisco Rossi foi convidado para também prestar sua homenagem a Kátia Belido. “O amor a gente não justifica e não explica. Esse amor começou com o irmão da Kátia, o mestre Polim, que não está mais entre nós. E a gente se acostumou a amar essa família. E estamos aqui porque Kátia merece essa homenagem”, comentou Francisco Rossi ao elogiar o trabalho de Kátia, “que faz a diferença na vida das pessoas” e aproveitar para falar que os professores precisam ser valorizados.
Emocionada, Kátia agradeceu a todos os vereadores, principalmente à propositora da honraria, Ana Paula Rossi e a Francisco Rossi. “Quem me conhece sabe que eu sou super fã do Rossi e agradeço por ele estar aqui. Agradeço a meus alunos, a minhas colegas de trabalho, a todas as pessoas que estão acompanhando online”, agradeceu a homenageada, que tinha em mãos uma lista de pessoas que ela gostaria de agradecer. Kátia também fez a leitura de suas palavras, carinhosamente escrita antes da homenagem, porque a emoção dificultaria que ela fizesse os demais agradecimentos e contasse sua longa e próspera carreira como professora de educação física adequadamente.
Kátia Belido é irmã do mestre de Capoeira, músico, teatrólogo e folclorista, campeão brasileiro de capoeira em 1975, Edson Luiz Polim Oliveira Silva, o mestre Polim, falecido em 2015.