Programa “Bike Oz” agora é lei em Osasco

Idealizado pelo vereador De Paula (PSDB), o Projeto de Lei 125/2018 que institui na cidade o “Programa Bike Oz”, foi sancionado pela prefeitura de Osasco. A Lei Municipal 4.989/2019 que estimula o uso de bicicletas como meio de transporte foi publicada na edição da última quinta-feira (12) da Imprensa Oficial do Município de Osasco (IOMO). Autor do projeto, o tucano comemorou o feito. Para ele, a cidade agora passa a contar com uma legislação que defende os ciclistas. É uma enorme alegria ver esse projeto sancionado. Venho lutando para que Osasco estimule ainda mais o uso de bicicletas como meio de transporte e agora o município tem uma legislação que defende os ciclistas. Nossa cidade está sufocada pela quantidade de veículos que trafegam diariamente e as bikes podem e devem aliviar esse trânsito caótico. Agora, o importante é que o governo realmente adote este programa como uma política pública. A sanção é apenas o primeiro passo, mas precisa sair do papel”, afirmou De Paula.

De acordo com o texto da lei, o “Programa Bike Oz” tem como objetivo reduzir o número de veículos automotores em circulação pela cidade; melhorar o sistema cicloviário de Osasco; e incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte, dentre outras coisas. Com isso, o programa passa a ser parte integrante do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, criado em 2016, e que prevê a implantação de infraestrutura adequada para circulação, estacionamento e guarda de bikes e ações para difusão do uso bicicleta como meio de transporte.

Autor da proposta, De Paula destaca que a meta do “Bike Oz” é conseguir que pelo menos 10% das pessoas utilizem bicicletas para se locomoverem por Osasco. “Acredito que vamos atingir este objetivo pois o primeiro passo foi dado com esta lei. Osasco tem tudo para se tornar referência nacional no que diz respeito à utilização de bicicletas estimulada pelo poder público”, finalizou o vereador tucano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here