Projeto de combate a alagamentos em Osasco e Carapicuíba entra na fase final

Capa Geral

A concessionária Rodoanel Oeste iniciou a fase final do projeto de limpeza e desassoreamento de córregos e piscinões em Osasco e Carapicuíba, na região do trecho Oeste do Rodoanel Mário Covas (SP-021).

Com foco em prevenir alagamentos e ampliar a capacidade de drenagem urbana, a iniciativa vem sendo executada desde o ano passado, e já apresenta resultados positivos.

90% do projeto já foi concluído

Até agora, cerca de 42 mil metros cúbicos de resíduos foram retirados de pontos críticos como:

  • Piscinão dos Metalúrgicos (Osasco)
  • Piscinão de Carapicuíba
  • Córrego do km 16 (Osasco)

O volume equivale a aproximadamente 17 piscinas olímpicas, o que representa uma grande melhoria na vazão das águas pluviais.

Menos alagamentos, mesmo com chuvas intensas

Segundo o coordenador de Engenharia e Obras da concessionária, Thiago Macedo de As Morais, os efeitos do projeto já são visíveis:

“Mesmo com as chuvas históricas do verão, Osasco e Carapicuíba garantiram boa drenagem e evitaram alagamentos que eram frequentes na região.”

Obras contam com aprovação da CETESB e Defesa Civil

Todas as etapas do projeto estão sendo realizadas com autorização da CETESB e respaldo da Defesa Civil de Osasco e Carapicuíba, reforçando a segurança e legalidade das ações.

Compromisso com o meio ambiente

O desassoreamento é essencial para a saúde dos corpos d’água e o equilíbrio ambiental. A remoção de sedimentos e resíduos:

  • Evita a proliferação de doenças
  • Reduz o risco de enchentes
  • Melhora a qualidade da água
  • Protege o ecossistema local

Próximos passos

Com o projeto chegando a 90% de execução, a expectativa é de que os serviços sejam concluídos nos próximos meses, consolidando o trabalho como um dos principais avanços em infraestrutura hídrica da região Oeste da Grande São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *