Desde o início da pandemia do coronavírus, a Secretaria de Educação de Barueri está implementando ações de aprendizagem, bem como de apoio a alunos, professores e pais dos estudantes da rede.
Visando orientar sobre os efeitos da quarentena na vida das crianças, as psicólogas do Departamento de Educação Especializada (DEE) prepararam um vídeo muito explicativo, direcionado a todos os pais de alunos da Educação Infantil.
As psicólogas Kátia Yamamoto e Marimilia Marques orientaram os pais sobre formas de amenizar os efeitos negativos da pandemia e ofereceram opções para que as crianças possam seguir o processo de desenvolvimento com segurança e bem-estar.
De acordo com Kátia Yamamoto, a escola é o espaço para encontrar amigos, brincar e aprender. Esse tempo em casa, faz com que a criança sinta muita falta deste ambiente.
“Manter o contato virtual com a professora e amiguinhos, brincar com as crianças e dedicar um tempo total para conexão com as crianças são iniciativas ideais para fortalecer vínculos para saúde emocional das crianças”, aconselhou a psicóloga.
Neste momento de confinamento, criar brincadeiras e atividades que trabalhem com movimento é muito aconselhável, pois o brincar é uma forma de aprender e tentar lidar com situações que estão ao redor. “Estimular brincadeiras que saiam das telas e estimular as atividades com materiais não estruturados, pintura, entre outras ações, fará muito bem às crianças”, disse a psicóloga Marimilia Marques.