Psicólogos tirarão dúvidas sobre Saúde Mental neste sábado, 19 no Calçadão de Osasco

No próximo sábado (19), quem passar pelo calçadão de Osasco poderá se consultar  com um psicólogo. A ação, que contará com dezenas de profissionais realizando o atendimento da população, será realizada das 8h às 13h, em frente à estação da CPTM (próximo ao bicicletário).

O evento faz parte da campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo informar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental, e foi incluída no calendário oficial do município pela Lei 4.859, cujo projeto é de autoria do Vereador Daniel Matias (PRP).

Estima-se que cerca de 1,1 bilhão de pessoas (15% da população mundial) sofra de algum tipo de doença psiquiátrica ou tenha problemas com abuso de substâncias. Apesar de serem tão comuns, ainda há um estigma associado a essas enfermidades, o que faz com que muitas pessoas relutem em procurar ajuda especializada.

Buscando ajuda
Para quem deseja um tratamento psicológico, mas não possui convênio médico nem dinheiro para pagar uma consulta particular, existem algumas opções.

Na rede pública de saúde, o tratamento de pessoas que sofrem de algum tipo de sofrimento psíquico é realizado pelos Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), que funcionam em regime de porta aberta – o que significa que não é preciso marcar consulta para ser atendido. Confira aqui o contato dos CAPS de Osasco.

Algumas instituições filantrópicas e de ensino também oferecem serviços de atendimento psicológico gratuito para a população. No ano passado, o site Catraca Livre fez uma lista com diversas instituições de São Paulo que prestam esse tipo de atendimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here